terça-feira, 3 de maio de 2011

Moçambique: MAIS DE 350 CASAS SERÃO DEMOLIDAS EM QUELIMANE




JORGE MARCOS – O PAÍS – 03 maio 2011

Pelo menos 350 casas, correspondentes a igual número de famílias, poderão ser demolidas em Quelimane, capital provincial da Zambézia, por terem sido construídas sobre os sistemas de drenagem das águas pluviais.

Devido à crescente construção de casas desordenadas e por cima do sistema de drenagem, sempre que chove, os bairros da cidade de Quelimane ficam totalmente alagados e as casas submersas, situação que tem igualmente causando doenças diarreicas e malária.

Com vista a inverter o cenário, uma brigada de técnicos do sector de urbanização já se deslocou ao terreno, para fazer o levantamento das causas das enchentes das águas pluviais nos bairros. Do levantamento feito, foi constatada a construção de 350 casas sem autorização da edilidade, e por cima dos canais do sistema de drenagem.

Por via disso, as referidas casas que se encontram espalhadas um pouco por todos os bairros, com destaque para os do Aeroporto, Acordos de Lusaka, 1o de Maio, 3 de Fevereiro, entre outros, vão ser demolidas, de forma a permitir o início do projecto de reabilitação das valas de drenagem, a partir do mês de Setembro.

Foto: O edil da cidade de Quelimane, Pio Matos

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana