quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Moçambique: FADM ESPANCAM JORNALISTAS DA TIM ATÉ FICAREM INANIMADOS

 

Verdade (mz)
 
O Chefe da Redacção, Alexandre Rosa, e o operador de câmera, Cláudio Timana, da Televisão Independente de Moçambique (TIM), foram brutalmente espancados pelas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) até perderem os sentidos, no bairro Mussumbuluko, no município da Matola. Segundo o Canalmoz, que registou imagens de Alexandre Rosa inanimado quando dava entrada na Urgências da Clínica da Sommershield, Cláudio Timana está preso no quartel das FADM em Malhanpsene, na Matola.
 
Os jornalistas foram chamados pela população do bairro de Malhampsene para presenciar as ameaças proferidas pelos militares por causa de um terreno em disputa. Chegados lá, de acordo com o Canalmoz, os profissionais da Comunicação Social foram recebidos com tiros e de seguida presos. Os jornalistas foram brutalmente espancados à coronhada e pontapé por soldados do Exército.
 
Alexandre Rosa acabou perdendo os sentidos nas mãos dos militares, pelo que estes imediatamente o largaram, tendo assim sido possível socorrê-lo, escreve o órgão que temos vindo a citar, o qual refere ainda que Rosa foi o primeiro a ser levado ao Hospital Privado de Maputo, onde não chegou a dar entrada porque uma ordem da sede da empresa instruiu o motorista da TIM a levar o jornalista para a Clínica da Sommershied.
 
O Canalmoz esteve no Hospital Privado de Maputo, onde registou em exclusivo as imagens da chegada de Alexandre Rosa, inanimado, ainda na viatura. A TIM já submeteu uma queixa na esquadra do Mussumbuluko contra os militares.
 
Leia mais em Verdade (mz)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana