sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

China: NÍVEIS DE POLUIÇÃO EM PEQUIM DUPLICARAM EM 2013

 


A poluição registada em 2013 em Pequim ultrapassou em mais do dobro os níveis considerados normais pelas autoridades chinesas, informou hoje a agência Xinhua.
 
A cidade, uma das mais poluídas do mundo, registou em média, em 2013, um índice de 89,5 microgramas de partículas PM 2,5 por metro cúbico de ar, mais do dobro dos 35 considerados como o padrão normal e seguro.
 
Estes dados indicam, segundo a Xinhua, que Pequim "falha no cumprimento dos padrões nacionais" e que "a capital, assolada pela poluição, enfrenta grandes desafios".
 
A cidade começou, no início do ano passado, a medir a concentração de PM 2,5 perante a preocupação dos cidadãos com o aumento da poluição atmosférica, que se tem agravado.
 
As PM 2,5 são as partículas mais perigosas, pois, dada a sua pequena dimensão, podem chegar aos pulmões e afetar o sistema respiratório humano.
 
Acima das 100, o medidor destas partículas indica contaminação do ar e, durante 2013, foram muitos os dias em que Pequim apresentou níveis superiores a 300, considerados de máximo perigo e perante os quais se recomenda à população para não sair à rua.
 
Em Pequim, no ano passado, houve mesmo dias em que o indicador superou os 1.000 pontos.
 
De acordo com os dados do Centro de Controlo do Meio Ambiente de Pequim, a cidade apresentou graves níveis de poluição em 58 dias do ano passado face a 178, durante os quais o ar não estava contaminado.
 
A Academia de Ciência Chinesa indicou esta semana que o principal fator de poluição atmosférica na capital da China é a indústria, face a outras teorias que indicavam que era o trânsito.
 
Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana