quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Moçambique: GUERRILHA DA RENAMO ATACA EM FUNHALOURO

 

O País (mz)
 
Agudiza-se tensão político-militar no país
 
Poucos dias depois de terem criado pânico nas localidades de Pembe e Fanhanha, no distrito de Homoíne, os homens armados da Renamo invadiram, na madrugada desta terça-feira, a localidade de Mavume, onde, além de saquear diversos bens, assassinaram um agente da PRM.
 
Doze homens fortemente armados atacaram o posto policial e assaltaram o posto de saúde na localidade de Mavume, no distrito de Funhalouro, em Inhambane, na madrugada de ontem. Depois de Homoíne, Funhalouro torna-se o segundo distrito da província de Inhambane, Sul de Moçambique, onde a Renamo abriu frentes de ataques. No ataque ao posto policial, um agente da PRM foi mortalmente atingido.
 
Tudo começou às 03h00 da madrugada desta terça-feira, quando 12 homens fortemente armados começaram a disparar contra o posto policial de Mavume. A Polícia ainda tentou responder ao ataque, mas as balas disparadas pela guerrilha da Renamo atravessaram a parede do edifício e atingiram um agente. Trata-se de Alves Filipe, 21 anos de idade e natural da cidade da Maxixe. O jovem é um recém-formado da Polícia e estava no seu primeiro dia de trabalho como agente da lei e ordem.
 
Em seguida, os homens armados foram ao posto de saúde onde arrombaram a porta, ameaçaram os funcionários que estavam em serviço e saquearam vários medicamentos, com destaque para material cirúrgico usado no tratamento de ferimentos. Dados colhidos no local indicam que a quantidade de medicamentos saqueada é “muito pouca”. No terreno, algumas pessoas acreditam que os homens roubaram medicamentos para tratar seus companheiros que terão sido feridos em combate com militares das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).
 
Logo após o assalto ao posto de saúde, os homens de Afonso Dhlakama teriam voltado ao posto policial, onde roubaram diversos bens, com destaque para fardamento dos agentes da PRM e diversos utensílios por estes usados no seu dia-a-dia.
 
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
 

1 comentário:

Anónimo disse...

O POVO MOCAMBICANO TEM QUE LEVANTAR-SE E DIZER EM VOZ ALTA NAO AO RENANAMO QUE TODOS OS DIAS MATAS OS CIDADAOS INOCENTES.ABAIXO O BANDO ARMADO DO RENAMO. A UNICA SOLUCAO E DE LOCALIZAR ONDE SE ECONTRA ESTE CHEFE DE BANDIDOS E CAPTURA-LO OU LIQUIDA-LO COMO FOI NA ANGOLA COM O JONAS SAVIMBE. AS FORCAS ARMADAS MOCAMBICANAS DEVE FARZE O SEU TRABALHO.

Mais lidas da semana