quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Xanana discute na Indonésia cooperação na defesa e segurança e compra de armas

 


Díli, 11 fev (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, terminou hoje uma visita à Indonésia para discutir a cooperação nos setores da defesa e segurança e uma eventual compra de armas àquele país, noticia a imprensa indonésia.
 
Xanana Gusmão chegou no domingo a Jacarta proveniente de Lisboa, onde realizou uma visita de trabalho.
 
Em Jacarta, o primeiro-ministro timorense, que acumula as pastas da Defesa e Segurança, reuniu-se com o seu homólogo indonésio, Poernomo Yusgiantoro, para falar sobre o memorando de entendimento nos setores da defesa e segurança assinado entre o Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono e o antigo chefe de Estado de Timor-Leste José Ramos-Horta, em 2012 em Díli.
 
"Vai incluir cooperação militar, educação e treino", disse o ministro da Defesa indonésio, citado pelo Jakarta Post, salientando que o acordo prevê a compra de armas feitas pela Indonésia.
 
Segundo o jornal, Xanana Gusmão disse que Timor-Leste deverá comprar armas e munições.
 
"Precisamos de desenvolver a capacidade das nossas forças para estarem prontas para os desafios do futuro. Desde que não as usemos para atacar outro país", afirmou Xanana Gusmão.
 
O primeiro-ministro timorense afirmou também à imprensa indonésia que durante o encontro foi discutida a questão da proteção das fronteiras.
 
"A Indonésia e Timor-Leste são vizinhos, partilhamos uma fronteira comum e temos assuntos conjuntos", disse.
 
Os dois países já estabeleceram 97% da fronteira terrestre conjunta.
 
MSE // FV - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana