sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Portugal: Seguradora Tranquilidade vendida a preço de saldo a fundo norte-americano




O Jornal de Negócios apurou que, no âmbito desta operação, a seguradora foi avaliada em cerca de 220 milhões de euros, contudo, o encaixe final para o Novo Banco deverá rondar os 50 milhões.

A seguradora Tranquilidade, apelidada por Ricardo Salgado como a "joia da coroa" do Grupo Espírito Santo, vai ser vendida a preço de saldo ao fundo norte-americano Apollo Global Management, apurou o Jornal de Negócios.

O fundo norte-americano vai pagar menos de um décimo do valor do crédito de 700 milhões de euros que o BES tinha sobre o Espírito Santo Financial Group e que a Tranquilidade estava a garantir e que se deve à desvalorização da seguradora.

Na base desta situação, está a exposição da Tranquilidade às dívidas das holdings do Grupo Espírito Santo que estão sob a proteção dos credores.

O Jornal de Negócios apurou que, no âmbito desta operação, a Tranquilidade foi avaliada em cerca de 220 milhões de euros, contudo, como o comprador não assume a dívida da seguradora, o encaixe final para o Novo Banco rondará os 50 milhões.

Ainda segundo este jornal, a concretização do negócio está a ser pressionada pelo Instituto de Seguros de Portugal, estando a venda apenas dependente da atribuição da titularidade da seguradora do Espírito Santo Financial Group ao Novo Banco.

Esta é uma forma de garantir que tem capacidade financeira para reembolsar parte do papel comercial vendido aos clientes de retalho do BES.

Falta também fechar o acordo de venda dos seguros da Tranquilidade aos balcões do Novo Banco.

Desde fevereiro, pouco depois de ter perdido a corrida à privatização da Fidelidade, que a Apollo cobiça a Tranquilidade, tendo a gestora de ativos passado todas as fases do concurso internacional e selecionada como candidato preferencial.

TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana