quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Dentro ou fora do Governo, Xanana ajudará sempre Timor - ministro da Justiça




Díli, 29 (Lusa) - O ministro da Justiça timorense afirmou hoje que dentro ou fora do Governo o atual primeiro-ministro, Xanana Gusmão, estará sempre "no coração dos timorenses" e a apoiar o executivo que lidere o país.

"Xanana Gusmão está sempre em Timor, nos corações de todos os timorenses, dentro ou fora do governo", afirmou à agência Lusa Dionísio Babo quando questionado sobre se Timor-Leste está, ou não, preparado para um Governo sem Xanana Gusmão.

"Enquanto estiver aqui em Timor não há nenhuma dúvida de que qualquer que seja o governo, ele estará junto com esse novo governo para ajudar a sustentar esse governo", afirmou.

Babo, que falava à Lusa à margem de um seminário em Díli sobre investigação criminal, reagia depois de na noite de quarta-feira ter participado com praticamente todos os membros do executivo num jantar com Xanana Gusmão em que, segundo disseram à Lusa dois ministros timorenses, o primeiro-ministro anunciou que se vai demitir do cargo.

"Foi um jantar de confraternização entre os membros do Governo e principalmente com o primeiro-ministro que explicou o cenário e fundamentou as decisões para a remodelação", disse.

Serviu, explicou, "para ajudar melhor o pessoal a compreender a situação e as posições que estão previstas para o futuro" e que "têm a ver principalmente com o interesse do país".

Questionado pela Lusa à saída do jantar, Xanana Gusmão escusou-se a confirmar se vai ou não demitir-se, explicando que este é um momento "de reflexão" e que nos próximos dias vai falar ao país.

"Vou falar com o Presidente", disse Xanana, sem mais comentários.

Um dos ministros disse à Lusa que Xanana foi "bem claro".

"O Xanana não vai ficar como primeiro-ministro. Ele disse isso bem claro hoje. Este foi o nosso jantar de despedida. Foi o jantar de despedida do primeiro-ministro. Eu não posso dizer mais nada. Ele depois vai anunciar", afirmou.

Um outro ministro admitiu que a decisão vai causar preocupação, mas que é um passo natural.

"O que o primeiro-ministro disse é verdade: que já é hora de ter mais líderes. A nossa sociedade não pode depender só de uma pessoa. Temos que ir preparando esta sociedade", disse, acrescentando ainda: "Mas vai ser duro para muita gente".

A forma como Xanana Gusmão abandonará o Governo continua em dúvida, em especial depois do próprio porta-voz do Governo timorense, Agio Pereira, confirmar hoje em comunicado que "está em curso" o processo de reestruturação do executivo.

Um dos cenários atualmente a ser discutido no seio do Governo é a possibilidade de que Xanana Gusmão apresente a sua demissão e depois o seu partido, Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), que tem a maior representação parlamentar, avance com um candidato a primeiro-ministro.

Fonte do executivo disse à Lusa que, em alternativa, o nome mais referido é o de Rui Araújo, que integra o comité central da Fretilin, na oposição, e fez parte do I Governo Constitucional.

Questionado pela Lusa sobre esta possibilidade Dionísio Babo, que é também um dos líderes do CNRT, partido de Xanana Gusmão, preferiu não fazer qualquer comentário.

ASP // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana