quinta-feira, 23 de abril de 2015

Portugal. Secretas esconderam informações ao Ministério Público




Por lei, as secretas portuguesas são obrigadas a comunicar ao Ministério Público e à Polícia Judiciária os crimes.

As secretas portuguesas terão escondido do Ministério Público um crime de espionagem e um de corrupção de funcionário, quando por lei estão obrigadas a comunicá-lo.

Esta notícia surge depois de a revista Sábado ter divulgado uma operação de contraespionagem do serviço de informações, que vem justificar parte do envolvimento de altos dirigentes das secretas portuguesas com arguidos da investigação aos Vistos Gold, avança o Diário de Notícias.

Só Pedro Passos Coelho poderá “retardar” a comunicação destes crimes às autoridades para serem investigados.

A revista Sábado dá conta de que dois espiões de Vladimir Putin, diplomatas da embaixada daquele país em Lisboa, tentaram aceder à informação do Instituto de Registos e Notariado (IRN), onde estão os registos civis do país, assim como a identidades secretas dos agentes da Polícia Judiciária.

Algumas fontes do Ministério Público mostram-se incrédulas com a atitude das secretas. “Há um dever funcional de comunicação. Não é uma opção”, explica o professor de Direito das Informações no ISCSP, António Pinto Pereira. E, acrescenta, “apesar de a norma ser obrigatória, é aberta, pois permite ao primeiro-ministro decidir quando é comunicada, para salvaguardar a segurança de Estado”.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana