segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ministro australiano do Material de Defesa inicia hoje visita de dois dias ao país




MSE - LUSA

Díli, 24 out (Lusa) - O ministro do Material de Defesa da Austrália, Jason Clare, inicia hoje uma visita de dois dias a Timor-Leste, tendo previsto encontros com as autoridades e os elementos da Força Internacional de Estabilização (ISF, sigla em inglês).

Segundo um comunicado à imprensa do Ministério australiano da Defesa, acompanha Jason Clare o chefe do Exército australiano, o tenente-general David Morrison.

Durante a sua estada em Díli, Jason Clare vai reunir-se com o secretário de Estado da Defesa, Júlio Tomás Pinto, a representante do secretário-geral da ONU, Ameerah Haq, com o chefe das Forças Armadas, major-general Lere Anan Timur, e o diretor-geral da Secretaria de Estado da Defesa, João Corte-Real.

Na visita aos elementos da ISF, o ministro será informado pelo coronel Luke Foster, comandante da ISF, sobre a segurança no país e os planos para as eleições gerais de 2012 no país.

Jason Clare terá também um encontro com elementos do programa de cooperação no setor da Defesa.

A visita do ministro do Material de Defesa australiano ocorre depois de na sexta-feira o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, ter afirmado que as forças australianas vão deixar o país no final de 2012 e que "agora já estão a mais".

O primeiro-ministro timorense fez estas afirmações depois de o chefe das Forças Armadas australianas ter dito durante uma audiência no senado que estava a avaliar a presença no país depois de 2012.

A Austrália tem 380 militares em Timor-Leste no âmbito da ISF, que é composta por 460 elementos, incluindo militares da Nova Zelândia.

Aquela força está em Timor-Leste a convite do governo timorense e em apoio da ONU com o objetivo de manter a estabilidade e ajudar ao desenvolvimento do país.

Sem comentários:

Mais lidas da semana