segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Timor-Leste: ADESÃO À ASEAN DECIDIDA A 22 DE NOVEMBRO EM BALI - MNE



MSE - LUSA

Díli, 23 out (Lusa) - O chefe da diplomacia de Timor-Leste, Zacarias da Costa, disse hoje que o processo de adesão à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) é decidido na cimeira da organização de 22 de novembro, em Bali, Indonésia.

"Estamos na fase final do processo de decisão, temos trabalhado afincadamente e temos feito também uma grande atividade de 'lobby' junto dos países da ASEAN e dos nossos parceiros que têm alguma influência na região e no mundo, particularmente a Austrália, os Estados Unidos", explicou em entrevista à agência Lusa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste disse também estar "confiante que uma decisão positiva será tomada na próxima cimeira do dia 22 de novembro em Bali, em que os chefes de Estado da ASEAN irão decidir sobre o pedido" entregue por Timor-Leste no passado 04 de março.

Segundo Zacarias da Costa, a ASEAN deverá admitir Timor-Leste com "um período de transição", que o país propôs que seja de três anos antes da adesão plena, e que está ainda a ser discutido.

"O que está neste momento em causa é o período de transição, mas iremos trabalhar com muito esforço com a própria ASEAN para que Timor possa merecer um período mais curto e ficou também combinado que Timor-Leste e a ASEAN irão também negociar um roteiro para permitir que Timor se possa ajustar para tornar-se membro de pleno direito da ASEAN num prazo máximo de três anos", explicou Zacarias da Costa.

Segundo o chefe da diplomacia timorense, neste momento, alguns países, como Singapura, continuam a "pensar que esse prazo deveria ser alargado para depois de 2015".

Questionado sobre as razões que Singapura defende para alargar o prazo de transição, o ministro explicou que aquele país alega que a "ASEAN ainda não está preparada para receber Timor-Leste" devido a objetivos de consolidação interna da organização e a sua relevância no mundo.

"Nós só temos de argumentar no sentido de que a ASEAN sem Timor é que não terá relevância na região e no mundo. Eu creio que ainda temos tempo e vamos fazer valer os nossos pontos de vista para que uma decisão positiva seja tomada na cimeira de novembro em Bali", disse.

Sem comentários:

Mais lidas da semana