segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Moçambique: PR Armando Guebuza participa na Cimeira da Commonwealth na Austrália




PMA - LUSA

Maputo, 24 out (Lusa) - O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, vai participar na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Commonwealth, de 28 a 30 deste mês, em Perth, Austrália, informou hoje a Presidência da República de Moçambique.

Além de tomar parte na Cimeira da Commonwealth, Armando Guebuza vai manter um encontro com a primeira-ministra australiana, Julia Gilard, para conversações sobre a cooperação bilateral, refere um comunicado de imprensa da Presidência moçambicana.

No âmbito do encontro da organização, que reúne maioritariamente países anglófonos, o Presidente moçambicano vai participar num painel dedicado à "Parceria na Commonwealth para o Desenvolvimento de Recursos Naturais e numa mesa redonda sobre "A Mineração Moçambique-Austrália".

Armando Guebuza estará também presente num jantar dedicado ao tema "Empoderamento da Mulher para a Liderança" e num encontro sobre "Desportos".

A Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Commonwealth terá como tema principal: "Construíndo a Resiliência Nacional, Construindo a Resiliência Global", que será apresentado pelo Painel das Nações Unidas sobre a Sustentabilidade.

A reunião abordará igualmente questões sobre a reforma da Commonwealth.

Na deslocação a Perth, Armando Guebuza será acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, Recursos Minerais, Esperança Bias, e Função Pública, Vitória Diogo.

Moçambique é o único país de língua oficial portuguesa que faz parte da Commonwealth, comunidade das ex-colónias britânicas, à qual aderiu em 1987, primeiro como observador, e depois, como membro efetivo, em 1995.

O Estado moçambicano fundamentou a sua adesão à organização com o facto de estar geograficamente cercado por países de língua oficial inglesa.

Sem comentários:

Mais lidas da semana