quarta-feira, 10 de outubro de 2012

FUTEBOL TIMORENSE SOMA E SEGUE, “CIDADÃOS DE PLENO DIREITO” MAIS ATIVOS

 


Seleção de futebol de Timor-Leste soma sucessos na Taça Suzuki
 
10 de Outubro de 2012, 12:39
 
Díli, 10 out (Lusa) - A seleção de futebol de Timor-Leste conseguiu duas vitórias na Taça Suzuki da Federação de Futebol da Associação das Nações do Sudeste Asiático e está à beira da qualificação para a fase final da competição.
 
A equipa dedicou a vitória de terça-feira frente ao Laos por 3-1, na ronda de qualificação para a Taça Suzuki da Federação de Futebol da Associação das Nações do Sudeste Asiático, ao povo timorense.
 
"Esta vitória é para o povo de Timor-Leste", disse o treinador da seleção timorense, o brasileiro Emerson Alcântara, na página oficial na Internet daquela competição.
 
Esta é a segunda vitória de Timor-Leste na ronda de qualificação. A primeira ocorreu no passado dia 05 frente ao Camboja por 5-1.
 
Para o selecionador nacional, os timorenses têm agora uma equipa de que se podem orgulhar.
 
"Penso que cerca de 70 por cento das pessoas em Timor-Leste são pobres por isso é muito importante dar-lhes estes resultados. É muito importante para nós motivar os nossos apoiantes e ajudá-los a mudar as suas vidas", acrescentou.
 
A seleção de Timor-Leste, que lidera juntamente com a Birmânia, o grupo de qualificação com 6 pontos volta a jogar no próximo sábado frente ao Brunei.
 
Os dois primeiros lugares do grupo de qualificação, cujos jogos terminam sábado, vão integrar o grupo A (Tailândia, Vietname, Filipinas) e o grupo B (Malásia, Indonésia, Singapura) que vão jogar a Taça Suzuki da Associação das Nações do Sudeste Asiático, que se realiza entre 24 novembro e 22 de dezembro.
 
MSE // HB
 
Timorenses devem ser cidadãos de pleno direito e ter papel mais ativo para o desenvolvimento - PGR
 
10 de Outubro de 2012, 13:20
 
Díli, 10 out (Lusa) - A Procuradora-Geral da República de Timor-Leste, Ana Pessoa, defendeu hoje que os timorenses devem assumir-se como "cidadãos de pleno direito" e ter um papel mais ativo para contribuir para o desenvolvimento do país.
 
"O primeiro papel é assumirem-se como cidadãos de pleno direito, ou seja, que tenham uma palavra a dizer e obrigação de expressar a sua ideia relativamente a questões que são importantes para a sua própria vida", afirmou Ana Pessoa.
 
A Procuradora-Geral da República timorense falava no primeiro seminário do Centro Quesadhip Ruak, fundado por Isabel Ferreira, primeira-dama do país, e dedicado ao tema "O Papel do Cidadão no Desenvolvimento do Bem-Estar".
 
"Nós não podemos continuar a manter uma atitude passiva, ficarmos à espera que o Estado resolva tudo, porque é impossível e porque não é isso que deve ser. Nós não devemos ser meros recetáculos de receitas venham de onde vierem", disse Ana Pessoa.
 
Segundo a Procuradora-Geral da República, o cidadão timorense deve ter um "papel mais ativo", porque vai "contribuir em muito para o desenvolvimento do país".
 
Ana Pessoa sublinhou também que as pessoas devem perder o medo de criticar, discutir e tentar encontrar soluções, salientando que os timorenses perderam aquelas capacidades devido à ocupação indonésia.
 
"É compreensível se estivermos atentos à história recente. Essa é uma das marcas de termos sofrido muito durante a ocupação militar, que nos cortou a iniciativa, porque tínhamos medo", afirmou.
 
O Centro Quesadhip Ruak tem como principais objetivos propor soluções e sugestões para a formulação de políticas, realizar estudos e análises e formar e informar os cidadãos sobre questões da democracia, direitos humanos e legislação.
 
MSE // VM.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Drª. Ana Pessoa,

Um cidadão de pleno direito, tem direito a ter um titulo de propriedade, da casa e da horta, que a familia lhe deixou.
Em Timor Leste o estado nega isso, está na hora de aprovar a lei de Terras e Propriedades, os Timorenses, não são mais criancinhas, querem ser cidadãos de Plenos Direitos.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana