quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Portugal - Capucho: Passos Coelho também não deveria ser expulso do PSD?

 

João Lemos Esteves – Expresso, opinião
 
Escrevo hoje aqui no POLITICOESFERA em jeito de homenagem a António Capucho. Parece que o órgão de "justiça" do PSD, presidido pelo Professor Calvão da Silva, decidiu expulsar o militante António Capucho, devido à sua candidatura independente à Assembleia Municipal de Sintra contra a candidatura oficial do partido, liderada por Pedro Pinto. Foi esta uma boa decisão? Do ponto de vista técnico-jurídico, parece que sim: Calvão da Silva é um jurista qualificado e encontrou um critério certo e seguro - a apresentação da certidão de candidatura apresentada pelo s tribunais. Portanto, António Capucho, com comprovação judicial, candidatou-se contra o candidato do PSD - logo, é expulso do partido. Contudo, esta simplicidade de critério decisório jurídico esconde a profunda injustiça política.
 
António Capucho é muito mais do que o candidato que se recusou a apoiar Pedro Pinto em Sintra - posição, aliás, que os eleitores sintrenses secundaram ao rejeitar liminarmente a candidatura (muito estranha, refira-se) do PSD. Capucho é fundador do Partido, tendo estado ao lado de Francisco Sá Carneiro, tem uma vasta experiência política, incluindo ao nível governamental, e deixou um magnífico legado à frente da gestão autárquica de Cascais. Por conseguinte, António Capucho merecia, no mínimo, um pouco de respeito por parte de Passos Coelho. Mas não: como os portugueses estão fartos de saber, a palavra "respeito" não consta do léxico do Primeiro-Ministro. Por outro lado, Passos Coelho revela uma ignorância profunda pela História de Portugal e até pela história do PSD. Mais: Passos Coelho despreza a história do PSD. Porque, no fundo, Passos Coelho é um daqueles militantes que está no PSD, como poderia estar no PS, desde que fosse mais fácil ingressar e ascender neste partido. Daí que Passos Coelho nada saiba sobre Francisco Sá Carneiro; ignore Mota Pinto; odeie Marcelo Rebelo de Sousa e insulta, em privado, Manuela Ferreira Leite. António Capucho já fez tanto, tanto pelo PSD, que não pode deixar de chocar todos os militantes do partido a sua expulsão!
 
Em rigor, aliás, quem deveria ser expulso não era António Capucho: era Pedro Passos Coelho quem deveria ser responsabilizado. Porquê? Atente-se no último processo eleitoral autárquico. Houve uma série de candidaturas da área política do PSD que Passos Coelho recusou - e que teriam vencido sem dificuldades o PS. Por exemplo, o caso de Marco Almeida, em Sintra. O caso da Covilhã, em que o PSD perdeu a Câmara depois de uma gestão autárquica brilhante porque Passos Coelho quis apoiar um amigo seu, que acabou por perder pornograficamente! O caso do Porto, em que Passos Coelho retribuiu favores políticos a Menezes, o que se saldou na derrota estrondosa do PSD. E muitos mais casos se poderiam enunciar...ora, quem é que prejudicou gravemente o PSD? Foi António Capucho? Ou Passos Coelho? Não me parece que tenha sido António Capucho. A derrota do PSD nas autárquicas tem um rosto claro: Pedro Passos Coelho. Se António Capucho é expulso, não há nenhuma sanção para a irresponsabilidade, para a péssima gestão política de Passos Coelho? Que sacrificou o interesse das populações locais e do PSD em prol do "amiguismo" e dos favores políticos?
 
Uma última nota para os militantes expulsos: compreendo a vossa decisão de se candidatarem noutras listas que não as do PSD de Passos Coelho. O nosso partido foi sequestrado por um grupo muito, enfim,...peculiar. Assim que recuperarmos o nosso partido de volta, o nosso PSD, então, terão evidentemente a porta aberta! Porque o PSD precisa de militantes que não se verguem, que nunca se vergaram, à tragédia que é a liderança de Passos Coelho!
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana