segunda-feira, 7 de abril de 2014

Timorense Sacom Energia começa a fornecer combustível para a central elétrica de Hera




Díli, 07 abr (Lusa) - A empresa timorense Sacom Energia concluiu hoje o primeiro fornecimento de combustível ao Governo de Timor-Leste para alimentar a central elétrica de Hera, com um carregamento de 12 milhões de litros de gasóleo.

"Com este descarregamento e com um plano de trazer de seis em seis semanas um navio podemos assegurar que em Timor-Leste não vai faltar combustível para a central elétrica", afirmou Abílio Araújo, proprietário da Sacom Energia.

A Sacom Energia ganhou o concurso do Governo de Timor-Leste para fornecimento de combustível, até ao final do ano, para as centrais elétricas do país, que nos últimos quatro anos foi garantido pela também empresa timorense ETO - Esperança Timor Oan, de Nilton Gusmão, sobrinho do primeiro-ministro.

"É a primeira vez que um navio de grande dimensão chega a Timor, trazendo de uma só vez 12 milhões de litros para a central de Hera, antes vinham entre dois a três barcos", disse Abílio Araújo.

Os 12 milhões de litros permitem garantir o fornecimento de luz elétrica durante dois meses.

Segundo o proprietário da Sacom Energia, o preço do combustível ficou a menos de um dólar por litro, devido à "dimensão e capacidade do navio", que permitiu a redução de custos.

A Sacom Energia tem também planeado construir um terminal de combustível para ajudar o setor privado nacional, que faz a distribuição de combustíveis, a conseguir diminuir o preço do gasóleo no mercado nacional.

Atualmente, um litro de gasóleo em Díli custa, 1,60 dólares (cerca de 1,16 euros).

A Sacom Energia, que se dedica à comercialização e distribuição de combustível, foi criada em 2012 e pertence ao Grupo Sacom e também pretende investir na exploração "onshore" em Timor-Leste.

A Sacom Energia trabalha em parceria com o grupo Trafigura.

MSE // ARA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana