segunda-feira, 28 de julho de 2014

PRESIDENTE ANGOLANO PRESIDE À ABERTURA DOS IX JOGOS DA CPLP




Luanda, 26 jul (Lusa) - O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, presidiu hoje, em Luanda, à abertura dos IX jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que juntam até agosto cerca de mil jovens atletas de sete países.

A cerimónia oficial de abertura dos jogos decorreu no pavilhão multiuso do Kilamba, em Luanda, e foi presidida ao mais alto nível pelo Chefe de Estado angolano, na presença do Presidente da Assembleia Nacional de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e do Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba.

Depois de declarar aberta, oficialmente, a competição - algumas provas já se realizaram na sexta-feira - cerca das 17:00, José Eduardo dos Santos assistiu à partida de estreia do torneio de andebol, entre as seleções femininas de Angola e de Moçambique.

Esta é a segunda vez que Angola recebe os jogos da CPLP, depois da estreia em 2005, com nove modalidades a constarem do programa de 2014, que pela primeira vez inclui natação, judo e ténis.

Além das novas modalidades, o programa dos jogos, que decorrem sob o lema "Juntos na Diversidade", inclui competições de andebol, atletismo, basquetebol, futebol, ténis de mesa e voleibol de praia.

Todos os torneios se destinam a atletas até aos 16 anos, exceto o atletismo para pessoas com deficiência, que pode ser disputado por atletas até aos 20 anos.

Estão representados em Luanda sete dos oito países que até à última semana integravam a CPLP, excluído a Guiné Equatorial cuja adesão só agora foi concretizada.

Trata-se da edição mais concorrida de sempre, em que o único país ausente é a Guiné-Bissau que esteve suspensa da CPLP, devido a um golpe de Estado em 2012.

Portugal, que recebeu a competição em 1992 e 2012, está representado por 80 atletas.

Paralelamente aos jogos, a capital angolana recebeu na sexta-feira a sétima reunião da Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP.

A definição de um plano de ação comum na área da Juventude e Desporto para 2015 e 2016, que priorize a formação em áreas fundamentais como ética, 'doping', medicina desportiva, gestão de infraestruturas, formação e qualificação de agentes, foi uma das conclusões saídas desta reunião.

PVJ // VC - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana