quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Moçambique – PARQUE DA GORONGOSA: TENSÃO AGRAVOU CAÇA FURTIVA




A tensão político-militar que afectou o país e particularmente a província de Sofala, durante cerca de ano e meio, agravou a caça furtiva no interior do Parque Nacional da Gorongosa.

O director de fiscalização daquela estância turística, Pedro Muagura, explicou que devido ao conflito armado, aliado à precariedade das vias de acesso, o controlo do parque, que ocupa 75 por cento da área total do distrito de Gorongosa, tornou-se reduzido, facto que permitiu a entrada de oportunistas, agravando o abate de animais, com particular destaque para facoceiro, impalas e cudos.

Muagura fez saber que os furtivos ganharam terreno porque os fiscais não conseguiam cobrir a 100 por cento o parque devido às incursões dos militares que estiveram envolvidos nas referidas confrontações.

A fonte revelou ainda que durante o ano passado as autoridades de fiscalização do Parque Nacional da Gorongosa apreenderam 2413 cabos de aço, 26 armas de fabrico caseiro, 53 armadilhas, além da detenção de 233 caçadores furtivos.

O nosso interlocutor afirmou que depois da assinatura da cessação das hostilidades entre o Governo e a Renamo, as incursões dos militares reduziram no Parque Nacional da Gorongosa, incluindo a circulação de oportunistas.

Referiu igualmente que a recente aprovação, pelo Governo, da Lei de Conservação de Biodiversidade, que diz que a posse de arma de fabrico caseiro dá direito imediato à cadeia, tende já a contribuir para diminuir a actuação dos caçadores furtivos com este tipo de armas.

“A detenção ou não dos prevaricadores é feita de acordo com o tipo de animais abatidos ou dos instrumentos encontrados na posse dos caçadores furtivos, por exemplo aqueles furtivos apanhados com armas de fogo são encaminhados de imediato ao Comando distrital da PRM de Gorongosa, enquanto os portadores de armas de fabrico caseiro são conduzidos ao posto policial existente aqui no parque’’, explicou a fonte.

O Parque Nacional da Gorongosa conta actualmente com um total de 120 fiscais.

Notícias (mz)

Leia mais em Notícias (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana