sábado, 7 de março de 2015

Portugal. Os 9 anos de Cavaco em Belém. 23 viagens de Estado ou oficiais pelos 5 continentes




Lisboa, 7 mar (Lusa) - Ao longo dos últimos nove anos na Presidência da República, Cavaco Silva já realizou 23 viagens de Estado ou oficiais, pelos cinco continentes, a que somou mais algumas dezenas de deslocações ao estrangeiro.

Dos chefes de Estado eleitos desde o 25 de Abril, Cavaco Silva foi o que realizou menos viagens de Estado ou oficiais. No total dos dois mandatos, Soares foi o 'campeão', totalizando 48 ao longo dos 10 anos em Belém, enquanto Jorge Sampaio se ficou pelas 45 e Ramalho Eanes somou em dez anos 28 viagens oficiais ou de Estado.

A 'estreia' de Cavaco Silva em viagens de Estado ou oficiais enquanto Presidente da República aconteceu seis meses depois de ter tomado posse, a 09 de março de 2006, e levou a comitiva presidencial a Espanha.

Quatro meses depois, em janeiro de 2007, Cavaco Silva deslocou-se pela primeira vez enquanto Presidente da República ao continente asiático, para uma visita de Estado de uma semana à Índia, uma das mais longas deslocações até agora realizada. Ao todo foram oito dias, entre 10 e 17 de janeiro, com passagem por Nova Delhi, Goa, Mumbai e Bengalore.

No final desse ano, em novembro, o Presidente da República realizou ainda uma visita oficial ao Chile, aproveitando uma deslocação à Cimeira Ibero-Americana.

Em 2008, o Presidente da República deslocou-se à Jordânia, entre 16 e 18 de fevereiro, e um mês depois esteve em Moçambique, uma das mais emotivas visitas dos seus mandato, já que marcou o regresso ao país onde viveu na juventude com a mulher, logo após o casamento, quando esteve a cumprir o serviço militar.

Em setembro, o chefe de Estado realizou ainda outras duas visitas de Estado, à Polónia e à Eslováquia.

Em março e maio de 2009, Cavaco Silva efetuou outras duas viagens de Estado, à Alemanha e à Turquia, respetivamente, e em julho foi em viagem oficial à Áustria.

No último ano do primeiro mandato em Belém, ainda antes das eleições do início de 2011 onde foi reeleito para a chefia do Estado, Cavaco Silva realizou em abril uma visita de Estado à República Checa e em julho deslocou-se a Cabo Verde e Angola.

Ao todo, ao longo do primeiro mandato, Cavaco Silva realizou, assim, 14 viagens oficiais ou de Estado.

Já no segundo mandato, a primeira deslocação oficial do segundo mandato aconteceu em novembro de 2011, aos Estados Unidos da América, com passagem por Nova Iorque, Washington e por San José, na Califórnia, a cerca de meia centena de quilómetros de São Francisco.

Em maio de 2012, o Presidente da República partiu para a mais longa viagem desde que chegou a Belém, num regresso ao continente asiático, onde já tinha estado em 2007. Ao longo de 10 dias, Cavaco Silva passou por quatro países: Timor-Leste, Indonésia, Austrália e Singapura.

A viagem seguinte só aconteceu um ano depois, numa deslocação que incluiu uma visita de Estado à Colômbia e uma viagem oficial ao Peru. Em 2013, o chefe de Estado realizou apenas mais uma visita de Estado à Suécia, no início do mês de outubro.

No ano passado, o continente asiático voltou a ser duplamente visitado pelo Presidente da República, que em maio realizou uma visita de Estado à China, regressando em julho para uma viagem oficial à Coreia. Quase no final de 2014, Cavaco Silva realizou ainda uma visita oficial aos Emirados Árabes Unidos.

Além destas visitas de Estado ou oficiais, o Presidente da República deslocou-se para fora do país meia centena de vezes, por motivos tão diversos como a participação em cimeiras Ibero-Americanas e na Assembleia-Geral das Nações Unidas, a tomada de posse de homólogos estrangeiros ou reuniões do "Grupo de Arraiolos".

As cerimónias de início do pontificado do papa Francisco, as exéquias oficiais em memória de Nelson Mandela, os jogos olímpicos de Londres 2012 ou a Cimeira Mundial dos Oceanos, em São Francisco, nos Estados Unidos da América, foram outros motivos para Cavaco Silva sair do país.

VAM // SMA

Sem comentários:

Mais lidas da semana