sexta-feira, 17 de abril de 2015

Chefes da diplomacia timorense e indonésia priorizam definição de fronteiras




Jacarta, 17 abr (Lusa) - Os novos ministros dos Negócios Estrangeiros da Timor-Leste, Hernâni Coelho, e da Indonésia, Retno Marsudi, consideraram hoje prioritária a questão das fronteiras terrestres e marítimas por delimitar e que têm sido foco de problemas.

No primeiro encontro do recentemente empossado ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Timor-Leste com a sua homóloga indonésia, no cargo desde outubro, em Jacarta, os dois governantes acordaram em fazer da definição das fronteiras uma das prioridades na agenda de 2015 e 2016.

"Neste momento, há uma grande vontade de ambas as partes no sentido de encontrar uma resolução para os dois por cento [de fronteira terrestre] que ainda estão por resolver", disse Hernâni Coelho, em declarações à agência Lusa.

O ministro escusou-se, contudo, a avançar um prazo para a resolução da questão, defendendo que é necessário "trabalhar muito mais cautelosamente" para encontrar uma "solução sustentável" que não resulte em "problemas no futuro".

O chefe da diplomacia timorense explicou que há "algumas interpretações que devem ser clarificadas a nível técnico, social e político" e preferiu destacar que em "menos de dez anos" Timor-Leste e a Indonésia concluíram "98 por cento da linha da delimitação das fronteiras".

Para já, no próximo mês, haverá um encontro da comissão que trata dos assuntos fronteiriços para resolver assuntos pendentes, adiantou.

Além das fronteiras terrestres e dos seus problemas inerentes, como o controlo do tráfico de droga, a imigração ilegal e o crime organizado, Timor-Leste espera definir as suas fronteiras marítimas por completo num futuro próximo.

A delimitação do mar timorense é uma questão central na defesa dos recursos naturais do país e tem sido responsável por problemas diplomáticos com a Austrália.

Na Conferência Ásia-África, que terá lugar na próxima semana em Jacarta, Timor-Leste espera partilhar a sua experiência na gestão das fronteiras marítimas e dos recursos do mar e também aprender com a dos outros países participantes.

Os dois governantes acordaram ainda a realização de uma reunião da Comissão Ministerial Conjunta, que trata da cooperação bilateral em várias áreas, desde a economia à política e à cultura, "entre agosto e outubro" em Timor-Leste.

A última vez que a comissão reuniu foi em 2011, pelo que, para o governante, é hora de avaliar o que foi feito e decidir "novas aproximações para o futuro".

Na reunião de hoje, Hernâni Coelho e Retno Marsudi falaram ainda sobre os "trabalhos que devem ser feitos para complementar o processo" de adesão de Timor-Leste à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Timor-Leste apresentou a candidatura oficial à ASEAN em 2011, durante a presidência indonésia da organização, mas Singapura tem mostrado reservas, estando o país atualmente a ser analisado à luz de três pilares: económico, político e de segurança e sociocultural.

Os dois ministros falaram igualmente sobre o envolvimento de Timor-Leste em outras plataformas regionais, como a Reunião Euro-Asiática, e das oportunidades para a Indonésia e para a toda a região do Sudeste Asiático na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Por exemplo, em 2014 foi determinada a criação de um grupo de trabalho para sondar a possibilidade da criação de um consórcio na área da energia. Esse consórcio estará imediatamente relacionado com os interesses da Indonésia e mesmo da própria região onde estamos inseridos", exemplificou.

O anterior ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Marty Natalegawa, disse em agosto, em declarações à Lusa, que o país vai formalizar o pedido de estatuto de observador associado da CPLP durante a presidência de Timor-Leste, que teve início a 23 de julho e que durará dois anos.

Timor-Leste tem cooperado com o país vizinho em várias áreas, como educação, segurança, desenvolvimento regional e pescas, sendo que boa parte dos produtos disponíveis na antiga colónia portuguesa partem do mercado indonésio.

AYN // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana