domingo, 20 de março de 2016

Moçambique. TENSÃO POLÍTICO-MILITAR AMEAÇA PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA



Fiscais chegam a ser raptados por duas semanas

Um lugar de renome nacional e internacional, o Parque Nacional da Gorongosa, em Sofala, vive momentos de incertezas devido à tensão político-militar que o pais atravessa. Julieta Lichuje, da Administração Nacional das Áreas de Conservação, fala de raptos de fiscais daquele parque, que chegam até a ficar duas semanas nas mãos dos homens da Renamo.

“Houve situações em que foram raptados fiscais do Parque. Com a participação do próprio parque, alguns fiscais conseguiram voltar. Mas também há situações em que os fiscais ficam com eles uma ou duas semanas. É uma situação que está longe do nosso alcance. O Governo tem que arranjar uma forma de acabar com esta situação”, disse, por um lado, Julieta Licheje.

Por outro, a representante da Administração Nacional das Áreas de Conservação diz que a situação é ainda preocupante porque, dado que para além de repelir os visitantes, o barrulho das armas pode ainda afugentar os animais daquela região.

“Nós ficamos preocupamos porque sabemos que o líder da Renamo está nas proximidades. Há bases perto, e temos recebido muita preocupação por parte dos gestores do Parque”, finalizou Julieta Licheje.

Refira-se que durante os 16 anos da guerra civil em Moçambique o Parque Nacional da Gorongosa perdeu vários animais, e teve de ser repovoado, um processo que durou mais de 10 anos.

O País

Sem comentários:

Mais lidas da semana