domingo, 20 de março de 2016

NORMALIDADE NAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2016 EM CABO VERDE



Urnas de voto a funcionar em todo o país com o civismo dos eleitores em alta

Cabo Verde tem hoje o dia de eleições. São as Legislativas 2016. Informações recolhidas pelo Página Global em Cabo Verde confirmam a abertura das secções de voto em todo o país às 8 horas da manhã como previsto.

“Nestas poucas horas de votação o ato eleitoral está a decorrer com absoluta normalidade em todo o país”, informaram.

No dia de hoje o PG vai centralizar-se no momento eleitoral em Cabo Verde. Recorremos ao jornal caboverdiano “A Semana” para complementar alguns dos pormenores sobre as eleições a decorrem hoje. (Redação PG com Bela Cepeda)

Cabo-verdianos votam este domingo: O dia D das eleições 20 Março 2016

As atenções dos cabo-verdianos e de vários países do mundo estão, ao longo do dia, concentradas neste domingo eleitoral. É o dia D, em que os 348.095 eleitores inscritos escolhem, através do sufrágio universal, secreto e livre, os 72 deputados da Nação e, consequentemente, o novo Governo da República.

Passados 25 anos da realização das primeiras eleições democráticas na história de Cabo Verde, espera-se que o processo venha a decorrer de forma transparente e num clima de paz, civismo e muito patriotismo. Tudo aponta que a disputa para a continuidade com a nova agenda económica ou a mudança na governação está a ser sobretudo entre os líderes do PAICV e do MpD.

Entretanto, a opinião generalizada é que a Janira Hopffer Almada se afigura como a concorrente que mais se destacou – na imagem, na capacidade demonstrada através dos debates com os adversários, na comunicação com os eleitores. Por isso, está sendo referida como a candidata mais preparada para, caso venha a merecer a confiança dos cabo-verdianos, chefiar o novo Governo da República.

Está também bem posicionado o presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, que protagonizou um forte combate político ao partido no poder. É que, segundo alertam alguns analistas, tudo pode acontecer até ao encerramento das urnas – todos os cenários possíveis devem ser levados em consideração, visto que, a par do desgaste do PAICV com os 15 anos da governação, a diferença em termos de intenção de votos entre os dois candidatos é curta.

Ademais, na política surgem imprevisibilidades provocadas por fenómenos políticos de última hora, que podem alterar radicalmente o sentido de voto de um momento para o outro. Mas para observadores atentos, o país está preparado para continuar na senda de desenvolvimento com qualquer governo que sair do pleito deste domingo
.
Entretanto, esperamos uma forte afluência dos cabo-verdianos às urnas – algum desinteresse político que se regista entre cidadãos nacionais, com destaque para os mais jovens, só pode contribuir para aumentar a taxa de abstenção, que será pouco benéfica para a consolidação do processo democrático em Cabo Verde. Vamos todos votar! Estamos juntos!

A Semana

Leia mais em A Semana

Sem comentários:

Mais lidas da semana