quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

FRANÇA E ALIADOS EUROPEUS ANUNCIAM RETIRADA MILITAR DO MALI

# Publicado em português do Brasil

O presidente francês Emmanuel Macron nega que o destacamento militar de quase uma década liderado por seu país tenha terminado em fracasso.

A França e seus aliados em uma força europeia anunciaram que começarão a retirar tropas do Mali depois de quase 10 anos lutando contra distúrbios armados.

Um comunicado assinado pela França e seus aliados africanos e europeus e publicado na quinta-feira disse que “múltiplas obstruções” do governo militar no poder significavam que não havia mais condições para operar no Mali.

A decisão se aplica tanto à força francesa Barkhane no Sahel quanto à força europeia Takuba que Paris estava tentando forjar junto com seus aliados.

“As condições políticas, operacionais e legais não estão mais reunidas para continuar efetivamente seu atual engajamento militar na luta contra o terrorismo no Mali”, disse o comunicado.

Os aliados, portanto, “decidiram iniciar a retirada coordenada de seus respectivos recursos militares dedicados a essas operações do território maliano”.

Por sua parte, o presidente francês Emmanuel Macron rejeitou “completamente” a ideia de que a França havia falhado com sua ex-colônia, acrescentando: “Não podemos permanecer militarmente engajados ao lado de autoridades de fato cuja estratégia e objetivos ocultos não compartilhamos”.

Ele disse que as bases da França em Gossi, Menaka e Gao no Mali serão fechadas nos próximos quatro a seis meses.

A retirada seria realizada de maneira “ordenada”, prometeu Macron.

Mais tarde na quinta-feira, o Mali propôs que os estados europeus que participam da força Takuba continuem cooperando bilateralmente, disse um comunicado do exército.

O ministro das Relações Exteriores, Abdoulaye Diop, e o ministro da Defesa, coronel Sadio Camara, apresentaram a ideia aos embaixadores europeus em uma reunião na capital do Mali, Bamako.

"Todos os parceiros que desejam trabalhar com o Mali para proteger o país... são bem-vindos", disse Diop.

Delina Goxho, especialista em segurança na região do Sahel, disse à Al Jazeera da vizinha capital do Níger, Niamey, que a retirada deixaria um vácuo de segurança, criando um problema para Mali e Níger.

“No curto prazo, o que prevemos é o vácuo em termos de segurança principalmente na área de fronteira onde se localiza a maioria dos grupos armados”, disse ela.

“O fato de Barkhane não fornecer segurança pelo menos por um tempo… será um problema para essas tropas, tanto do Mali quanto do Níger, em particular. Portanto, isso terá consequências imediatas”.

Olivier Salgado, porta-voz da missão de paz da ONU MINUSMA no Mali, disse à agência de notícias AFP que a ONU está estudando o impacto da retirada e “tomará as medidas necessárias para se adaptar”.

Cheio de problemas

A implantação do Mali foi repleta de problemas para a França. Dos 53 soldados mortos servindo em sua missão Barkhane na África Ocidental, 48 deles morreram no Mali.

A França inicialmente mobilizou tropas contra os rebeldes no Mali em 2013, mas a violência nunca foi totalmente reprimida, e agora surgiram novos temores de uma investida rebelde no Golfo da Guiné.

Mesmo após a retirada do Mali, no entanto, os aliados prometeram continuar engajados na luta contra o “terrorismo” em outros países, incluindo o Níger.

“Eles concordaram, no entanto, em continuar sua ação conjunta contra o terrorismo na região do Sahel, inclusive no Níger e no Golfo da Guiné”, disse o comunicado.

“Eles iniciaram consultas políticas e militares com eles com o objetivo de definir os termos dessa ação compartilhada até junho de 2022.”

Próximas eleições

O anúncio da retirada veio em um momento crítico para Macron, poucos dias antes de uma tão esperada declaração do presidente de que ele concorrerá a um novo mandato nas eleições de abril.

Também coincidiu com Macron buscando assumir um papel de liderança na diplomacia internacional enquanto pressiona a Rússia a diminuir o impasse sobre a Ucrânia.

Especialmente com as eleições francesas se aproximando, a prioridade de Macron é garantir que qualquer retirada não suscite comparações com a caótica saída dos EUA do Afeganistão no ano passado.

Na quarta-feira, Macron preparou o terreno para o anúncio com um jantar reunindo os líderes dos principais aliados da França na região do Sahel – Chade, Mauritânia e Níger.

Autoridades de Mali e Burkina Faso, que também sofreram recentemente um golpe, não foram convidadas para a reunião.

Um total de 25.000 soldados estrangeiros estão atualmente implantados na região do Sahel.

Eles incluem cerca de 4.300 soldados franceses, que sob uma redução anunciada no ano passado devem cair para cerca de 2.500 em 2023, de um pico de 5.400.

Outras forças destacadas no Mali são a missão de paz da ONU MINUSMA, criada em 2013, e a EUTM Mali, uma missão de treinamento militar da UE que visa melhorar a capacidade das forças armadas malianas de combater rebeldes armados.

Implantação francesa

Cerca de 2.400 soldados franceses estão implantados no Mali como parte da operação Barkhane, bem como a força Takuba da UE criada em 2020, que deveria aumentar em número à medida que o destacamento francês fosse reduzido.

De acordo com uma fonte francesa, que pediu para não ser identificada pelo nome, mesmo após a sua partida, a França fornecerá, por um período, à MINUSMA e à EUTM apoio aéreo e apoio médico.

Mas a retirada de Paris pode preparar o terreno para que outras potências europeias, como Grã-Bretanha ou Alemanha, abandonem seus papéis nas missões multinacionais.

“A saída de Barkhane e Takuba cria um vazio”, disse o presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, na quarta-feira.

No Sahel e no Golfo da Guiné, “os exércitos nacionais terão que lidar com problemas em nossos territórios nacionais, e essa é a nossa filosofia”, disse ele às emissoras RFI e France 24.

As relações entre a França e o Mali caíram para novos níveis depois que o governo militar liderado por Assimi Goita se recusou a seguir um calendário para o retorno ao governo civil.

O Ocidente também acusa o Mali de usar os serviços do enormemente controverso grupo mercenário russo Wagner para reforçar sua posição, uma medida que dá a Moscou um novo ponto de apoio na região.

“É um fim inglório para uma intervenção armada que começou na euforia e que termina, nove anos depois, num cenário de crise entre o Mali e a França”, comentou o jornal Le Monde.

Imagens: 1Um soldado francês do 2º Regimento de Engenheiros Estrangeiros prepara seu equipamento em uma base operacional temporária avançada (TFOB) durante a Operação Barkhane em Ndaki [Arquivo: Benoit Tessier/Reuters]; 2 - Macron, PR de França

Aljazeera com agências

Sem comentários:

Mais lidas da semana