quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cabo Verde: Cimeira com Portugal ainda este ano, centrada nas relações económicas

 

CLI - Lusa
 
Cidade da Praia, 29 ago (Lusa) - A cimeira entre Portugal e Cabo Verde, que deverá realizar-se ainda este ano no arquipélago, vai dar um "enfoque especial" ao incremento das relações económicas e discutir formas de aproveitar as oportunidades existentes no mercado da África Ocidental.
 
A informação foi avançada hoje pelo ministro de Estado e das Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas, que explicou que a visita de hoje à Cidade da Praia serviu para a preparação da cimeira entre os dois chefes de Governo, cuja data "deverá ser anunciada proximamente".
 
Paulo Portas disse que a cimeira deverá centrar-se na análise das relações económicas entre os dois Estados e formas de expandir as relações comerciais.
 
O mercado de Cabo Verde é o "maior cliente per capita das empresas portuguesas", reconheceu Paulo Portas, acrescentando que os produtos portugueses têm um "bom nível" de aceitação no mercado cabo-verdiano e manifestando o seu desejo em contribuir ainda mais para abrir este espaço de cooperação.
 
"Nós damos um enfoque muito significativo as atividades económicas. A parceria económica entre Cabo Verde e Portugal é muito grande e queremos incrementar essas parcerias. As relações comerciais entre os dois países atingem já cerca de 300 milhões de euros e é o maior mercado per capita para as empresas portuguesas.
 
O governante português alertou para a necessidade das empresas portuguesas que operam em Cabo Verde aproveitarem as oportunidades que o país oferece para expandir os seus negócios para a África Ocidental e para os países com os quais o arquipélago mantém acordos.
 
"Queremos que as empresas portuguesas percebam que têm uma oportunidade no plano do acesso a um mercado regional da África Ocidental, também no plano dos acordos que Cabo Verde tem com países terceiros que podem e devem beneficiar as parcerias entre empresas cabo-verdianas e portuguesas", disse.
 
Neste sentido, Paulo Portas explicou que as instituições portuguesas vão trabalhar juntamente com Cabo Verde para incrementar o aproveitamento deste mercado.
 
"Vamos estudar em detalhe como é que as empresas portuguesas podem utilizar através da plataforma de Cabo Verde o acesso aos mercados da África Ocidental e também como é que empresas portuguesas, e de portugueses e cabo-verdianos, podem utilizar os acordos de Cabo Verde com países terceiros", garantiu.
 
"As oportunidades estudam-se, os fundos descobrem-se, as candidaturas preparam-se e um dos sentidos desta minha visita foi exatamente abrir os caminhos para que isso aconteça", acrescentou.
 
Paulo Portas referiu ainda a visita que efetuou hoje ao Centro de Energia renováveis da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), dizendo que é um sinal para as relações entre a CEDEAO e a CPLP", que devem também passar pelas trocas comerciais.
 
"Foi um sinal porque podemos ter diferenças de como a CPLP a CEDEAO observam um determinado caso concreto, mas defendemos uma politica de colaboração entre as duas organizações, também no sentido económico e, por isso, a minha visita ao centro", adiantou.
 
Paulo Portas referiu ainda as visitas que efetuou às obras de expansão do Porto da Praia e enalteceu o trabalho que as empresas portuguesas têm estado a fazer, não só no Porto, mas também em vários domínios no arquipélago.
 
A visita do governante português termina hoje com um jantar entre Paulo Portas e o seu homólogo cabo-verdiano.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana