segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Portugal: SE AS ELEIÇÕES FOSSEM HOJE, PS GANHAVA COM 37,6% DO VOTOS

 

Susete Francisco – jornal i
 
PS bate máximos, PSD desce aos mínimos: socialistas conseguem a maior diferença de sempre face aos sociais-democratas. BE em queda
 
Pela quarta vez consecutiva, o PS sobe nas intenções de voto dos portugueses e já deixa o PSD a 13 pontos de distância. De acordo com o barómetro i/Pitagórica relativo ao mês de Outubro, o partido de António José Seguro recolhe agora 36,7% dos votos, uma subida de 2, 1 pontos percentuais face aos últimos dados, relativos a Julho.
 
Com este valor, o PS iguala o melhor resultado do ano - em Março, os socialistas tinham registado os mesmos 36,7%. Em sentido inverso, o PSD iguala a sua pior performance desde Janeiro, caindo - quatro décimas - para os 23,7% das intenções de voto dos inquiridos.
 
A sondagem da Pitagórica foi realizada entre 14 e 19 de Outubro, precisamente na altura em que foi conhecido o Orçamento do Estado para 2014. Mas se o PSD parece ressentir-se da nova vaga de más notícias para os bolsos dos portugueses, o mesmo não se pode dizer do parceiro mais pequeno da coligação. Este mês, o CDS quebra a tendência decrescente que vinha registando desde Abril e sobe cinco décimas, para os 8,6%. Ainda assim, longe dos 10 a 12% que chegou a registar nos primeiros meses do ano.
 
BE em queda
 
Mas a maior queda nas intenções de voto dos inquiridos está na oposição. Pouco tempo depois do mau resultado nas eleições autárquicas, o barómetro i/Pitagórica dá o Bloco de Esquerda a cair também nas intenções de voto para as eleições legislativas. Os bloquistas descem 2,1%, registando agora 6,6%, o resultado mais baixo desde Janeiro. Coincidência ou não, a intenção de voto no Bloco de Esquerda cai exactamente na mesma proporção que sobe a projecção de voto nos socialistas.
 
Ainda à esquerda, o PCP mantém-se constante, ligeiramente acima dos 13%. Os comunistas sobem uma décima relativamente ao mês de Julho, contabilizando agora 13,2% do voto expresso pelos inquiridos.
 
Coligações à esquerda e à direita
 
Os resultados do barómetro de Outubro permitem coligações para todos os gostos. Nesta altura, socialistas e comunistas somados alcançam uma claríssima maioria absoluta. PS e CDS conseguem juntos 45,3%, o que também pode dar maioria. Com o BE já é muito duvidoso, mas ainda pode chegar para obter uma maioria na Assembleia da República.
 
Ficha técnica
 
Objectivo:
Estudo de opinião realizado pela pitagórica
– Investigação e estudos de mercado sa, para o jornal i, entre 14 a 19 de Outubro de 2013.
Foram realizadas entrevistas telefónicas por entrevistadores selecionados e supervisionados, com o objectivo de conhecer a opinião sobre questões políticas e sociais da actualidade nacional.
 
Universo:
O universo é constituído por indivíduos de ambos os sexos, com 18 ou mais anos de
idade, recenseados em Portugal e com telefone fixo ou móvel.
 
Recolha de informação:
Foram validadas 506 entrevistas correspondendo a 75,98% das tentativas realizadas. Foi utilizada uma amostragem por quotas de sexo, idade e distrito: (homens – 237; mulheres – 289; 18-34 anos: 146; 35-54 anos: 148 e 55 ou mais anos: 187; norte: 171; centro 181; lisboa: 111; Alentejo: 125; algarve: 42 e ilhas: 21). a geração dos números móveis
A contactar foi aleatória e a dos números fixos seleccionada aleatoriamente por distrito nas listas telefónicas. em ambos os casos o entrevistado foi selecionado de acordo com as quotas estipuladas. No caso da intenção de voto, são considerados 396 inquiridos após tratamento da abstenção. Na projeção de voto os indecisos (38,7%) foram distribuídos de forma proporcional.
 
Amostra e erro:
O erro máximo da amostra é de 4,4%, para um. Grau de probabilidade de 95,5%. Um exemplar deste estudo de opinião está depositado na entidade reguladora para a comunicação social.
 
Veja o PDF em anexo com o resultado da sondagem:
 
Ficheiros Anexos
 
Leia mais em jornal i
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana