quarta-feira, 19 de março de 2014

Bispos convidam papa para celebrar 500 anos de evangelização de Timor-Leste



18 de Março de 2014, 08:30

O presidente da Conferência Episcopal de Timor-Leste, bispo Basílio do Nascimento, revelou ontem que convidou o papa Francisco a visitar o país em 2015, ano da comemoração dos 500 anos da chegada dos portugueses a Timor-Leste.

"Como soubemos que em 2015 ele fará uma visita à Ásia, às Filipinas e ao Bangladesh, nós fizemos o convite. Agora, não sei se aceita ou se não, mas pelo menos ele não pôs imediatamente de lado, não levantou obstáculos", acrescentou, ressalvando que "vai depender fundamentalmente da calendarização e disponibilidade do papa", disse à Agência Lusa.

O bispo Basílio do Nascimento, o bispo de Díli, Alberto Ricardo, e o bispo de Maliana, Norberto Amaral, estiveram reunidos com o papa Francisco hoje pela manhã, no Vaticano, por mais de uma hora.

O papa "mostrou-se, fundamentalmente, preocupado com a educação e, depois, demonstrou a sua preocupação com a família", disse Basílio do Nascimento.

"Ele perguntou como se encontra a instituição familiar em Timor-Leste. Nós dissemos o que acontece, pois apesar de no Ocidente as coisas estarem como estão em relação à família, na Ásia a instituição familiar é ainda um pilar da sociedade", sublinhou o bispo timorense.

De acordo com Basílio do Nascimento, o papa "insistiu (...) sobre o cuidado na formação" que realiza a Igreja em relação à população, sobretudo depois de saber que "a média de idade em Timor é de 16 anos, deve ser um dos países mais jovens do mundo".

"É uma coisa bonita, mas também, por outro lado, levanta desafios que são tremendos. Nós dissemos-lhe que estávamos cientes destes desafios, destes problemas para o futuro e o papa encorajou-nos a estarmos muito atentos a esta dimensão da educação", afirmou o bispo de Baucau.

A visita que realizam ao Vaticano - conhecida como "ad limina", uma visita ao túmulo dos apóstolos ou às origens, como explicou o bispo Basílio do Nascimento - tem como objetivo fazer um relatório ao papa Francisco sobre os últimos cinco anos da vida da Igreja em Timor-Leste.

"A nós, Timor-Leste, coube este ano fazer esta visita", indicou o bispo, referindo que falaram ainda com o papa sobre "a vida da Igreja" naquele país asiático lusófono num "encontro muito simpático".

"Todos nós sabemos como o papa Francisco é muito próximo das pessoas, é muito simples, fala com um sentido de humor muito fino", referiu.

O bispo de Baucau declarou que disseram ao papa que, proporcionalmente, Timor-Leste deve ser o país mais católico do mundo, com cerca de 97% de católicos no país.

O papa, segundo o bispo, mostrou curiosidade sobre uma série de coisas, como o relacionamento Igreja/Estado e sobre a população timorense.

Durante a visita ao Vaticano, os bispos timorenses vão também celebrar missas junto ao túmulo dos dois fundadores da Igreja, São Pedro e São Paulo.

Estão agendadas ainda reuniões com outros órgãos da Igreja em Roma, que devem ser informados sobre as atividades da Igreja Católica em Timor-Leste.

Os bispos timorenses vão permanecer em visita ao Vaticano até ao dia 28 de março.

Lusa, em Sapo TL 

Sem comentários:

Mais lidas da semana