segunda-feira, 23 de junho de 2014

Moçambique: PR PRESSIONA LÍDER DA RENAMO A REGRESSAR




Armando Guebuza responsabiliza Afonso Dhlakama pela falta de um acordo final

Armando Guebuza disse, em Chimoio, que o executivo continuará a pressionar o líder da Renamo a regressar ao convívio familiar

Volvido mais de um ano e após dezenas de rondas negociais, o consenso entre o governo e a Renamo na mesa do diálogo, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, continua ainda longe de se alcançar. No último sábado, em conferência de imprensa que marcou o fim da presidência aberta e inclusiva à província de Manica, o Chefe do Estado disse ser complexo responder com precisão se o acordo final entre as partes está para breve.

Aliás, Armando Guebuza atira a responsabilidade de um acordo final a Afonso Dhlakama. É que, no entender do Presidente da República, só o líder da “perdiz” é capaz de dizer se está interessado em alcançar com urgência um entendimento com a contraparte, visto que inúmeras vezes mudou de posicionamento, quando tudo parecia estar a caminhar para o consenso.

Guebuza vai mais longe e afirma ser preocupante a atitude da Renamo e do seu líder, pois continuam a dizimar vidas de moçambicanos inocentes, que no seu dia-a-dia lutam incansavelmente pelo seu bem-estar e desenvolvimento de Moçambique.

Numa altura em que os ataques contra alvos civis e militares no troço Muxúnguè - rio Save prosseguem, o Chefe do Estado diz que o executivo vai continuar a pressionar o Presidente da Renamo, de modo a entender que precisa de sair das matas e juntar-se ao convívio familiar.

“Continuaremos a pressionar o senhor Dhlakama para se juntar à família, de modo a construirmos um Moçambique melhor, em que o desenvolvimento e o bem-estar dos moçambicanos é um enorme desafio para nós”, frisou o presidente da República.

O País (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana