terça-feira, 30 de setembro de 2014

Eleições - Moçambique: Dhlakama revitaliza, Simango "mãos largas", Nyusi infraestruturante



Dhlakama quer revitalizar indústria de Milange

A revitalização da indústria no distrito de Milange, província da Zambézia de forma a dar emprego aos jovens é a promessa de Afonso Dhlakama, caso vença as eleições de 15 de Outubro.

Falando ontem, num comício popular, naquela região do país, Dhlakama disse que Milange, apesar de ser o distrito mais populoso da província da Zambézia, continua com insuficiência de infra-estruturas sociais como hospitais, escolas e sem nenhum investimento para a transformação da produção. Por isso, segundo suas palavras, a população prefere vender os excedentes na vizinha República do Malawi a preço de bagatela. Dhlakama explicou que caso vença as eleições, pretende valorizar o esforço dos camponeses, através da mobilização de investimento nacional e estrangeiro para construir fábricas de processamento de cereais. Hoje, Dhlakama trabalha em Gurué.


Simango diz que vai distribuir riqueza

O candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, prometeu ontem, nos distritos de Cuamba e Entrelago, na província do Niassa, durante a campanha eleitoral, que caso vença as eleições vai prestar maior atenção à distribuição equitativa da riqueza.

Tentando convencer os potenciais eleitores daquelas duas regiões do país, Simango falou dos ganhos na exploração do gás natural e carvão mineral, cujas descobertas apontam a existência de elevadas quantidades comerciais, sobretudo nas províncias de Inhambane, Tete e Cabo Delgado, estando mesmo a cativar investimento externo no país. Daviz Simango prometeu também aos potenciais eleitores que, em caso de vitória, vai privilegiar uma governação inclusiva, visando o bem-estar de todos os moçambicanos. Hoje, segundo o porta-voz do MDM, Sande Carmona, o candidato deste partido à Ponta Vermelha vai trabalhar em Mecanhelas e Mandimba, sendo que a partir de amanhã até sábado estará em Cabo Delgado.


Nyusi garante infra-estruturas

O candidato da Frelimo para as eleições presidenciais de 15 de Outubro próximo, Filipe Nyusi, prometeu ontem, na província de Manica, erguer infra-estruturas básicas no novo distrito de Macate, de modo que tenha um funcionamento pleno.

Porém, para que tal aconteça, a população local precisa de votar em si e no seu partido. Falando em comício popular de busca de votos, Nyusi mencionou a construção de escolas e hospitais, melhoria das vias de acesso, com maior realce para a estrada que liga Macate a Chimoio. Falou igualmente da expansão das redes de abastecimento de água e de energia eléctrica, para além da promoção de oportunidades de emprego, sobretudo para os jovens. Entretanto, no prosseguimento da sua campanha eleitoral, em Manica, o candidato da Frelimo trabalha hoje no distrito de Sussundenga e na cidade do Chimoio.

Notícias (mz) - Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana