terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Angola: CÓDIGO ÉTICO E CALÚNIAS



Jornal de Angola, editorial

O congresso extraordinário do MPLA visou fortalecer as estruturas partidárias e encontrar as melhores soluções para promover as mudanças sociais, políticas e económicas que permitam a inclusão social, a cidadania e o desenvolvimento económico.

Mais de três milhões de angolanos participam activamente na sociedade através da militância activa no partido, que nas sucessivas eleições democráticas, livres, justas e transparentes tem conseguido vitórias indiscutíveis e incontestáveis. 

O presidente do partido propôs aos delegados do congresso a adopção de um código ético que torne mais transparente a actividade partidária. Esta proposta é um desafio que extravasa largamente o MPLA, porque a falência de valores é transversal à sociedade angolana e urge recuperá-los, antes que se institucionalize a lógica do vale tudo e as pessoas e os seus direitos deixem de estar no centro da acção política. O MPLA cumpriu sempre os acordos que assinou. Em alguns casos, como o Acordo de Alvor, foi o único que se manteve fiel, até ao fim, ao seu espírito e letra, quando os outros signatários debandaram  numa tentativa criminosa de balcanizar Angola. Cumpriu especialmente o acordado em Bicesse, mesmo quando Savimbi rasgou  o documento e partiu para uma guerra particularmente mortífera e destruidora. Apesar de tão graves violações, foi tolerante e promoveu o Governo de Unidade e Reconciliação Nacional, mesmo tendo maioria absoluta na Assembleia Nacional. 

As cedências feitas em nome de valores essenciais, como a paz, a unidade e a reconciliação foram vistas como fraquezas e levaram os seus parceiros de governo a um desastre eleitoral de proporções inimagináveis.  O eleitorado castigou a fraude e a deslealdade, dando ao MPLA uma maioria qualificada. Apesar disso, o respeito pelos valores éticos por parte dos seus militantes e dirigentes conduziu Angola a um clima de autêntica paz e reconciliação. A política com valores produz tolerância, respeito pelos adversários, uma visão abrangente da sociedade. 

A política sem valores arrasta-nos para o pântano da calúnia, o oportunismo sem barreiras, o ódio e o ressentimento. Quem não é capaz de respeitar o jogo democrático, nunca será capaz de compreender que no mundo da política não há inimigos, apenas adversários. E que em democracia ninguém ganha tudo, mas também ninguém perde tudo.

Quem quiser concorrer a eleições transparentes e democráticas pelo menos tem que saber esta lição. E sobretudo tem de confiar na infinita sabedoria do eleitorado. É um insulto aos milhões de angolanos que têm participado nos actos eleitorais, dizer que o MPLA ganha eleições porque os órgãos de comunicação social do sector empresarial do Estado manipulam a opinião pública. 

Quem deve muito à inteligência não reconhece nos outros, seres inteligentes e livres, que votam em quem lhes apresenta o melhor programa e dá mais confiança. Em democracia, triunfam os políticos em quem os eleitores confiam.

O código de ética que o presidente do MPLA propôs, em primeira linha para os seus camaradas de partido, faz falta a todos os partidos, a  todas as organizações cívicas, a todas as instituições públicas ou privadas. A vida sem ética torna-se uma aventura perigosa. Uma sociedade sem valores corre a passos largos para a decadência e a servidão. Promove tiranos e ditadores. E disso, os angolanos já tiveram a sua conta. 

Mas ainda não se viram livres do pântano da mentira e da calúnia onde os inimigos da democracia fizeram ninho e tentam a todo o custo arrastar toda a sociedade para o lodo. O presidente José Eduardo dos Santos pediu aos seus camaradas, no encerramento do congresso, que sejam os primeiros a combater a calúnia e a mentira. Mas também este apelo extravasa as estruturas partidárias e obriga todos os cidadãos. 

A sociedade não pode continuar a tolerar no seu seio os que se servem da tolerância e das amplas liberdades democráticas para assassinatos de carácter, atentados à honra e ao bom-nome dos cidadãos, acusações sem provas, julgamentos e condenações no circo mediático montado por aqueles que nunca desistiram de abocanhar as riquezas de Angola e submeter o Povo Angolano. 
 

As calúnias e as mentiras partem muitas vezes de políticos da Oposição, sem escrúpulos, que pensam ser esta a melhor via para conquistarem o poder. Não é por acaso que o líder do maior partido da Oposição, sempre que sai de Angola vai sozinho e nunca convidou os órgãos públicos de comunicação social. Assim diz o que quer para a sua corte de Lisboa, Paris ou Bruxelas sem ser questionado por ninguém. O presidente do MPLA tem razão: é urgente um código de ética e os seus militantes não podem permitir que a mentira faça figura de verdade inquestionável.

Sem comentários:

Mais lidas da semana