sexta-feira, 13 de março de 2015

Governo timorense aprovou orçamento 'atualizado' para 2015, mantém gastos




Díli, 13 mar (Lusa) - O Conselho de Ministros timorense aprovou quinta-feira o Orçamento 'atualizado' para 2015 com alterações devido à mudança de Governo e mantém o valor da despesa em 1,57 mil milhões de dólares (1,48 mil milhões de euros).

Fonte do Conselho de Ministros disse à agência Lusa que essa foi uma das decisões da reunião do executivo, devendo o texto orçamental "atualizado" ser agora remetido para análise para o Parlamento Nacional, que na próxima semana debate o Programa do Governo.

Na prática, explicou a fonte, o texto aprovado incorpora apenas uma reorganização na distribuição dos fundos devido à reorganização do próprio Governo, que passou de 55 para 37 membros.

Esta semana o Ministério das Finanças timorense já tinha defendido a manutenção do teto de 1,57 mil milhões de dólares (1,48 mil milhões de euros)para os gastos no orçamento de 2015, considerando que deve evitar qualquer ajuste devido à queda do preço do crude.

A posição do Governo timorense estava detalhada numa carta remetida pelo vice-ministro das Finanças, Helder Lopes, à organização La'o Hamutuk, que no final de fevereiro recomendou ao executivo que aproveite a necessária retificação do orçamento de 2015 para cortar 22% às contas públicas, de 1.570 para 1.135 milhões de dólares (de 1,48 mil milhões de euros para 1,07 mil milhões de euros).

"Consideramos prudente que o Governo não altere os seus gastos sempre que os preços do crude mudam, porque isso cria gastos voláteis e ineficientes e instabilidade macroeconómica", considera o vice-ministro.

Por isso, explica na carta, o Governo considera "que o melhor para manter estabilidade a curto prazo e sustentabilidade a longo prazo é "manter o atual nível de gastos de 1,57 mil milhões no orçamento retificativo de 2015".

Alterar o orçamento a meio do ano devido a mudanças no preço do crude "deve ser sempre evitado, se possível".

Helder Lopes explica que na preparação do orçamento para 2016 o Ministério das Finanças vai recalcular o nível de despesa de acordo com o valor sustentável de capital do fundo petrolífero (RSE).

Além do texto orçamental o Conselho de Ministros aprovou ainda as "regras de empenhamento" da operação conjunta da polícia (PNTL) e das Forças Armadas (F-FDTL) que está no terreno para "prevenir e reprimir a atuação criminosa de grupos ilegais que estão a causar instabilidade no país".

Para aprovar o "empenhamento operacional conjunto" da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) e das forças armadas (F-FDTL), o Governo teve em conta os "graves acontecimentos" da madrugada de domingo "que constituem um atentado contra a segurança nacional e um crime que jamais poderá ser tolerado", referia a resolução que cria a operação conjunta.

O texto da resolução aprovava o "empenhamento operacional conjunto", designadamente em Baguia, através de "operações de atuação proporcional no uso da força".

Instruía ainda o chefe de Estado Maior General das F-FDTL e o comandante geral da PNTL a preparar e apresentar ao Governo as "regras de empenhamento" e a implementar "com a máxima urgência" a resolução.

ASP // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana