sexta-feira, 13 de março de 2015

Mais escolas, reforço da formação e melhorias na saúde são prioridades de Timor-Leste




Díli, 13 mar (Lusa) - Mais escolas e um reforço da formação profissional e de adultos, reformas no sistema de saúde para melhorar o acesso, o atendimento, e as infraestruturas estão entre as prioridades definidas no Programa do VI Governo constitucional timorense.

O texto, obtido pela Lusa e que vai ser debatido na próxima semana no Parlamento Nacional, dedica 30 das suas 85 páginas ao pilar de "desenvolvimento do setor social", um dos quatro que vai conduzir a atuação do executivo até às eleições de 2017.

"A verdadeira riqueza de qualquer nação está na força do seu povo. A maximização da saúde, educação e qualidade de vida geral dos timorenses é essencial para a construção de uma sociedade justa e progressiva", refere o programa do Governo.

O Governo liderado por Rui Araújo, médico de profissão, quer dar especial destaque à melhoria do sistema de saúde nacional, com o reforço da formação de quadros, melhorias nas infraestruturas e medidas para reduzir a dependência exterior, que permanece em alguns tratamentos e situações médicas.

Garantir o acesso, melhorar o atendimento e regular o sistema de saúde são três dos objetivos essenciais do Governo que compromete-se a aprovar legislação para regular a provisão dos serviços de saúde por privados e por associações sem fins lucrativos.

Melhorias na nutrição, na saúde maternoinfantil e no combate às doenças infecciosas estão entre as prioridades da saúde pública, com o Governo a querer dedicar especial atenção às doenças crónicas, às vítimas de acidentes e violência e ao tratamento de deficiências.

Uma das apostas continua a ser nos serviços integrados de saúde comunitária, pelo que o Governo continuará a alargar a sua rede de recursos humanos, com todos os postos de saúde do país a terem, pelo menos, um médico, um enfermeiro e uma parteira.

O objetivo é ter um posto de saúde em cada um dos 442 'sucos' do país: já existem 272.

O Governo quer ainda reduzir o número de transferências de doentes para o estrangeiro, por insuficiências dos serviços locais, e o custo que isso representa, pelo que até 2017 continuará "a ampliar os serviços" do Hospital Guido Valadares, em Díli.

Na educação o executivo recorda que mais de metade da população tem menos de 19 anos, apostando no fortalecimento do ensino a todos os níveis, desde o pré-escolar - pretende criar 250 novas pré-escolas e recuperar as salas danificadas.

Matricular todas as crianças no ensino básico, reduzir o abandono escolar (foi de 2,3% em 2013), melhorar a gestão escolar e fortalecer a formação dos professores estão entre as prioridades.

No secundário o Governo quer desenvolver o sistema técnico vocacional, melhorar as infraestruturas e a formação dos professores para poder acolher mais alunos.

Aposta no ensino recorrente e para adultos, para reduzir o analfabetismo e fortalecer o ensino superior, estão igualmente detalhados como objetivos no programa.

Para o Governo, é essencial fortalecer a capacidade dos seus recursos humanos, pelo que a formação profissional a pensar no emprego é a estratégica central.

O objetivo é que até final deste ano metade de todos os alunos que abandonem os estudos ou terminem o ensino e não consigam emprego possam ter acesso a um programa de formação acreditada financiado pelo Estado.

O Governo continuará a manter a Política Nacional de Conteúdos Laborais, exigindo às principais empresas que garantam uma percentagem mínima de valor de mão-de-obra em todos os projetos dedicada ao emprego ou à formação acreditada de cidadãos timorenses.

ASP // JPS

Sem comentários:

Mais lidas da semana