segunda-feira, 18 de maio de 2015

Maliana acolhe celebrações oficiais do 13º aniversário da independência timorense




Díli, 18 mai (Lusa) - A cidade de Maliana, capital do distrito fronteiriço de Bobonaro, acolhe na quarta-feira as comemorações oficiais do 13º aniversário da restauração da independência de Timor-Leste, onde participam as principais individualidades timorenses.

O presidente da República, Taur Matan Ruak, preside às comemorações que arrancam com uma parada militar e a cerimónia oficial do içar da bandeira timorense.

Depois de um minuto de silêncio serão entregues, simbolicamente, os cartões especiais de identificação dos combatentes da libertação nacional e prémios aos sucos reconhecidos por implementarem hábitos saudáveis nas comunidades e boas práticas de nutrição.

Coincidindo com as comemorações deste ano, o chefe de Estado, Taur Matan Ruak, vai galardoar várias organizações e cidadãos estrangeiros com três dos quatro graus da Ordem de Timor-Leste (colar, medalha e insígnia) "pelo seu contributo e ou apoio à luta de autodeterminação de Timor-Leste".

Os PALOP e cidadãos e organizações portuguesas, incluindo o ex-presidente da câmara de Lisboa João Soares, o bispo Manuel da Silva Martins, o jornalista Adelino Gomes e a TSF vão ser condecorados este mês em Timor-Leste.

Com o grau principal da Ordem de Timor-Leste, o Colar, vão ser condecorados os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), o ex-autarca João Soares, o intelectual Noam Chomsky e, a título póstumo, o padre anglicano Walter Lini, que foi o primeiro-ministro fundador do Vanuatu.

Um total de 27 pessoas e organizações serão condecorados com o segundo grau, a Medalha, entre as quais a ex-primeira-dama timorense Kirsty Sword Gusmão, o jornalista morto em Balibo em 1975 Gary Cunningham, o bispo Manuel da Silva Martins e a TSF.

Entre os condecorados contam-se ainda vários ativistas australianos, os portugueses Adelino Gomes, Adriano Moreira e Luísa Teotónio Pereira.

São ainda reconhecidas, entre outras, as organizações Asia Pacific Conference on East Timor/Initiatives por International Dialogue (APCET/IDD) (Filipinas), a portuguesa A paz é possível em Timor-leste (APPTL), o East Timor Alert Network (ETAN) do Canadá, o East Timor Ireland Solidarity Campaign (ETISC) e a Plataforma Internacional e Juristas para Timor-LEste (PIJTTL).

Com a insígnia são condecorados os jornalistas José Vegar e Peter Cronau e ainda Stephen John Langford e William Bennett Bartlett.

Portugal estará representado nas comemorações pelo secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.

ASP // FV

Sem comentários:

Mais lidas da semana