quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Jornalistas timorenses realizam primeiro congresso para criar Código de Ética

 


Díli, 22 out (Lusa) - Os jornalistas de Timor-Leste vão reunir-se entre sexta-feira e sábado para aprovar um Código de Ética para o setor e discutir o futuro Conselho de Imprensa no primeiro congresso realizado por aqueles profissionais no país.
 
Dedicado ao tema "Código de Ética e Conselho de Imprensa um caminho para garantir o profissionalismo do jornalista", o congresso vai ser aberto pelo primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e encerrado pelo Presidente timorense, Taur Matan Ruak.
 
Além dos chefes de Governo e de Estado, participam no congresso vários peritos de Portugal, Austrália, Tailândia e Indonésia.
 
De Portugal vão participar Joaquim Filipe, da Universidade do Minho, e Carlos Camponez, da Universidade de Coimbra.
 
"Este congresso é um evento importante para reunir todos os pensamentos dos jornalistas para encontrar um caminho para o futuro do jornalismo e da liberdade de imprensa", afirmou em conferência de imprensa Tito Filipe, da Associação de Jornalistas de Timor Lorosae.
 
O presidente da comissão organizadora do congresso, Prezado Ximenes, apelou a todos os jornalistas timorenses para participarem no encontro e contribuírem com as suas ideias.
 
O objetivo do congresso, acrescentou, é aprovar um Código de Ética que autorregule a profissão e garanta não só a proteção dos jornalistas timorenses, como o reconhecimento do seu trabalho a nível internacional.
 
O congresso, organizado por várias associações de jornalistas timorenses e pelo Sindicato de Jornalistas, tem o apoio do Gabinete do Secretário de Estado da Comunicação Social e do Programa de Comunicação Social da União Europeia, cooperação delegada em Portugal.
 
MSE // MLL - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana