quinta-feira, 17 de abril de 2014

Portugal: FATURA DA SORTE – PRIMEIROS AUDI SERÃO SORTEADOS ESTA NOITE


Ana Margarida Pinheiro – Dinheiro Vivo

Os primeiros vencedores do sorteio Fatura da Sorte serão conhecidos esta noite quando os 207 milhões de cupões correspondentes às faturas pedidas em janeiro “rodarem” pela primeira vez.

Será a estreia do concurso lançado pela Autoridade Tributária e Aduaneira que premeia os portugueses que peçam fatura com número de contribuinte por qualquer transação ou compra efetuada (mesmo quando não dá benefício fiscal).

Em regra será atribuído um automóvel por sorteio semanal (Audi A4), mas nesta primeira quinta--feira de concurso, à semelhança do que irá acontecer no dia 24 deste mês, serão entregues dois automóveis, de modo a acertar o atraso de duas semanas no arranque do concurso. A partir de maio, será atribuído um carro a cada quinta--feira - recorde-se que as faturas que vão a concurso na primeira semana de cada mês juntam-se às restantes que se forem adquirindo até à última semana desse mês.

A transmissão televisiva ficará a cargo da RTP, que transmitirá o sorteio todas as quintas-feiras, às 21.45. O sorteio é gravado e não realizado em direto. Para a tômbola da sorte irão cupões correspondentes a cada dez euros de fatura.

O prémio, revelado pela apresentadora Tânia Ribas de Oliveira, poderá ser levantado num prazo de 90 dias a partir do momento em que é ditado o vencedor. Se algum Audi A4 não for reclamado, voltará a ser sorteado num dos dois sorteios extraordinários previstos para junho e dezembro - onde está prevista a atribuição de três carros de gama alta, Audi A6.

O concurso dá ainda margem de manobra para os contribuintes decidirem se aceitam ou não testar a sorte das suas faturas ou até, caso o carro lhes seja atribuído, decidir se pretendem ou não ficar com ele. Aliás, o regulamento do sorteio não prevê qualquer exigência de manutenção dos carros recebidos e permite a sua venda imediata.

O sorteio Fatura da Sorte é uma das armas encontradas pelo Governo para incentivar o pedido de faturas com número de contribuinte. Isto porque, apesar de o sistema de faturação já ser obrigatório para todos os estabelecimentos, muitos portugueses não se sentiam incentivados para inscrever os respetivos NIF, quando não existia um benefício de IRS associado.

A ferramenta é também uma forma de combate à fraude e evasão fiscal. E as receitas fiscais já sentem a mudança: em fevereiro, subiram 7,2%, totalizando 6,2 mil milhões de euros, mais 420 milhões do que no mesmo período do ano passado. E o IVA teve um papel importante, ao somar 2,9 mil milhões de euros.

Sem comentários:

Mais lidas da semana