sexta-feira, 11 de julho de 2014

PNTL mantém competências até instalação da Polícia de Investigação Criminal




Díli, 11 jul (Lusa) - O governo de Timor-Leste esclareceu hoje, em comunicado, que a polícia nacional do país mantém competências para investigar criminalidade grave até à instalação definitiva da Polícia Científica e de Investigação Criminal.

"Até à aprovação de diploma ministerial do Ministério da Justiça que declare instalada a Polícia Científica de Investigação Criminal, a PNTL (Polícia Nacional de Timor-Leste) mantém as suas competências para investigar a criminalidade grave, organizada ou complexa, bem como a função de assegurar o funcionamento da cooperação policial internacional", refere em comunicado o governo.

A decisão foi tomada na reunião de Conselho de Ministros realizada na terça-feira na sequência de dúvidas acerca da manutenção da competência legal da PNTL para investigar após a criação da Polícia Científica e de Investigação Criminal.

A Polícia Científica e de Investigação Criminal de Timor-Leste está a ser instalada com o apoio da Polícia Judiciária portuguesa, através do Programa de Justiça da União Europeia, cooperação delegada em Portugal no Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

No âmbito do programa, já foram formados pela Polícia Judiciária portuguesa 21 elementos daquela força, que se especializaram em cena do crime e em toxicologia.

O Instituto de Medicina Legal de Coimbra formou também dois médicos timorenses em ciências forenses.

MSE // JPS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana