sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Susilo Yudhoyono: PR indonésio efetua hoje visita oficial a Portugal a convite de Cavaco Silva




Lisboa, 19 set (Lusa) - O Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, efetua hoje uma visita oficial a Portugal a convite do seu homólogo português, Aníbal Cavaco Silva.

A visita oficial, a primeira de um chefe de Estado indonésio a Portugal desde 1960, inicia-se com um encontro entre os dois Presidentes no Palácio de Belém, em Lisboa, durante a manhã, seguido de uma conferência de imprensa conjunta.

O chefe de Estado indonésio reúne-se depois com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com quem terá um almoço de trabalho.

Do programa da visita, constam ainda deslocações à Assembleia da República e à Câmara Municipal de Lisboa e, por último, um jantar oferecido por Cavaco Silva, no Palácio Nacional da Ajuda.

A viagem a Portugal, bem como a visita a Timor-Leste em agosto, deve-se à intenção de Susilo Bambang Yudhoyono de encerrar o capítulo da ocupação indonésia da antiga colónia portuguesa, segundo declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Marty Natalegawa, proferidas à agência Lusa em agosto.

ANC/AYDN // PJA - Lusa

Cavaco Silva assinala "grande potencial" de reforço das relações económicas com a Indonésia

Lisboa, 19 set (Lusa) - O Presidente da República, Cavaco Silva, assinalou hoje que a visita do Presidente indonésio a Portugal marca "uma nova fase" no relacionamento entre os dois países, com "um grande potencial no aumento das relações comerciais e de investimento".

"Esta visita ocorre 54 anos depois da primeira visita de um Presidente da Indonésia a Portugal. Há dois anos, eu próprio tive oportunidade de visitar Jacarta, a primeira visita de um Chefe de Estado português à Indonésia. Estas duas visitas marcam uma nova fase no relacionamento entre os nossos dois países", declarou Cavaco Silva.

O Presidente português sublinhou que "existe um grande potencial no aumento das relações comerciais e de investimento entre os dois países", assinalando a importância da comitiva de empresários que viajou a Portugal com o Presidente da Indónesia, Susilo Bambang Yudhoyono.

Cavaco Silva falava no Palácio de Belém, em Lisboa, numa declaração conjunta com Susilo Bambang Yudhoyono, na Sala das Bicas.

ACL // SMA - Lusa

Agência Lusa e indonésia Antara assinam acordo de troca de conteúdos

Lisboa, 19 set (Lusa) - A Agência Lusa e a sua homóloga indonésia Antara assinaram hoje um acordo para a troca de conteúdos, o intercâmbio de jornalistas e o reforço da cooperação entre as duas agências de notícias.

"Este acordo com a Antara significa que num primeiro momento vamos começar já a trocar conteúdos. Vamos ter mais notícias daquela região via Antara e a Antara vai ter mais notícias de Portugal e do mundo de língua portuguesa via Lusa", disse o presidente da Agência de Notícias de Portugal, Afonso Camões.

O presidente da Agência Lusa falava após a assinatura do memorando de entendimento com o seu homólogo indonésio na Antara, Saiful Hadi, à margem do Fórum Empresarial Portugal - Indonésia, que decorreu hoje em Lisboa a propósito da visita do Presidente indonésio a Portugal.

Afonso Camões frisou que "a ideia é a Indonésia conhecer melhor Portugal e Portugal conhecer melhor a Indonésia".

"Queremos que haja intercâmbio de conteúdos e para haver conteúdos temos de os produzir. Para tal, queremos que haja jornalistas portugueses a produzir informação sobre a Indonésia, reportagem no terreno, e queremos que haja indonésios a produzir informação em Portugal", explicou.

No mesmo sentido, o presidente da Antara lembrou que já existe uma cooperação com anos entre as duas agências, mas que o objetivo é agora intensificá-la e haver um avanço.

"É muito importante, porque para nós a Lusa é o meio para entrar nos países de língua portuguesa, como Angola ou Moçambique", exemplificou.

Hadi reiterou a proposta de intercâmbio de jornalistas da Lusa e da Antara.

JMG// ATR - Lusa

Lusa quer reabrir delegação em Jacarta

Lisboa, 19 set (Lusa) - O presidente da Agência Lusa, Afonso Camões, disse hoje querer reabrir uma delegação em Jacarta e adiantou que vai incluir este objetivo como uma das prioridades na discussão do próximo contrato-programa com o Estado português.

"É nosso interesse que, no âmbito da discussão do próximo contrato-programa entre a Lusa e o Estado português, Jacarta esteja nas nossas prioridades. Queremos reabrir em Jacarta", disse Afonso Camões.

O presidente da Agência Lusa falava após a assinatura de um acordo de troca de conteúdos hoje celebrado entre a Lusa e a sua homóloga indonésia Antara, representada pelo seu presidente Saiful Hadi, à margem do Fórum Empresarial Portugal - Indonésia, que decorreu hoje em Lisboa a propósito da visita do Presidente indonésio a Portugal.

O responsável reforçou que a Lusa está "muito determinada a voltar a Jacarta" e considerou esta determinação como "um sinal que quer dar à sociedade portuguesa" de que está "a acompanhar a economia indonésia e o fluxo crescente das relações entre os dois países", mas sublinhou: "Queremos estar mais".

"No atual contrato-programa não consta Jacarta no número de delegações no estrangeiro e nós queremos que volte a constar. Por isso, precisamos de discutir com o Estado português as questões que têm a ver com os custos das delegações no estrangeiro", afirmou.

Afonso Camões lembrou que a Lusa e a Antara foram pioneiras no restabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a Indonésia, depois da interrupção de 25 anos.

O responsável recordou que a Antara abriu uma delegação em Lisboa e a Lusa outra em Jacarta no período do restabelecimento das ligações diplomáticas e que antecedeu a independência de Timor Leste.

Aquando da independência de Timor-Leste, a Lusa deslocou a delegação de Jacarta para Díli.

"A ideia é estarmos em Díli e reforçar ali a nossa presença, porque temos relações com o Governo e responsabilidades em Timor-Leste, mas queremos reabrir em Jacarta", reforçou, lembrando que a agência de notícias de Portugal tem uma jornalista na capital indonésia.

JMG// ATR - Lusa
  
Portugal e Indonésia assinam memorando para energia e recursos minerais

Lisboa, 19 set (Lusa) -- Portugal e Indonésia assinaram hoje um memorando no setor da energia e dos recursos minerais, que prevê a criação de "um grupo de trabalho" para identificar" as "oportunidades de investimento", segundo uma nota do Governo.

Na nota do gabinete do primeiro-ministro enviada à Lusa adianta-se ainda que o "novo instrumento de cooperação bilateral" prevê "a criação de projetos de capacitação e formação de recursos humanos" e "o reforço das relações entre centros de investigação dos dois países".

Pedro Passos Coelho presidiu à cerimónia de assinatura do memorando de entendimento foi firmado pelo ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia português, Jorge Moreira, e pelo ministro coordenador para os Assuntos Económicos indonésio.

Para o Governo, o memorando de cooperação bilateral representa "mais um passo na estratégia" de "promoção do crescimento verde" e de "internacionalização da economia".

Recordando que a Indonésia -- cujo chefe de Estado, Susilo Bambang Yudhoyono, está em visita oficial a Portugal -- é a 16.ª economia do mundo, o Governo português destaca que "o potencial de talentos, recursos e infraestruturas" contidos no memorando "reforçam a competitividade de Portugal à escala global".

SBR // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana