sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Xanana na Austrália para assinalar chegada em 1999 das forças australianas a Timor-Leste




Díli, 19 set (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, participa sábado em Melbourne, Austrália, numa conferência para assinalar o 15º aniversário da chegada das forças australianas ao país, em 1999, na sequência da realização do referendo pela autodeterminação.

A Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), liderada pela Austrália, entrou no país a 20 de setembro de 1999 na sequência de uma campanha de violência, destruição, deportações em massa, roubos e incêndios perpetrados pelas milícias pró-indonésias, na sequência do anúncio dos resultados da consulta popular, onde mais de 78% dos timorenses votaram a favor da independência.

A conferência, que termina domingo, tem como objetivo falar sobre a crise de 1999 e tornar públicas as diferentes perspetivas e versões da história contadas por timorenses, australianos, indonésios e de vários países asiáticos.

Segundo um comunicado divulgado à imprensa pelo governo timorense, após a participação na conferência, Xanana Gusmão vai ter um encontro com o Governador-Geral da Austrália e antigo comandante geral da Interfet, Peter Cosgrove, e participar no jantar de encerramento da conferência.

De Melbourne, o primeiro-ministro viaja para Nova Iorque onde vai participar na 69ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, regressando a Timor-Leste no próximo dia 30.

Durante a sua estada na Austrália, que teve início dia 15, o primeiro-ministro atribuiu também medalhas de Solidariedade de Timor-Leste a ativistas que apoiaram a luta da resistência e participou num almoço de negócios para promover o investimento de empresários australianos no país.

MSE // JCS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana