quinta-feira, 2 de outubro de 2014

EMPRESA CHINESA GUANGXI CONSTRÓI A NOVA CIDADE DE SÃO TOMÉ




A empresa chinesa Guangxi Hidroeclectric Contruction Bureau, ganhou o concurso público aberto pelo Governo são-tomense para a construção da Nova Cidade de São Tomé. As duas partes assinaram hoje o acordo que define 58 meses para a construção da nova cidade. Acordo assinado pelo Ministro das Obras Públicas Fernando Maquengo e pelo Representante da empresa Chinesa. Na mesma cerimónia foi lançada a primeira pedra, pelo Ministro da Defesa e Ordem Interna Óscar Sousa em substituição do Primeiro Ministro Gabriel Costa.

Um projecto que foi lançado pelo anterior Ministro das Obras Públicas Osvaldo Abreu, que desafiou o grupo IPA-Investimentos e Projectos Angolanos, a buscar financiamentos para o efeito.

Segundo Baltazar Afonso administrador do Grupo IPA, o projecto custou cerca de 800 mil dólares. «Lançou-se o concurso público internacional e apareceu uma empresa chinesa, após a visita de sua excelência o senhor Presidente da República a China, dos encontros que aconteceram na China hoje há muitas movimentações de empresas chinesas cá», pontuou o administrador do grupo IPA.

As obras de construção real da nova cidade, começam dentro de 12 meses. Segundo o representante da empresa chinesa, Guangxi Hidroeclectric Contruction Bureau, lançada que está a primeira pedra, os próximos 12 meses, vão servir para a sua empresa, instalar os estaleiros e máquinas, e também realizar os estudos topográficos e geotécnicos. «O dono desta obra são os são-tomenses. Nós vamos ajudar com o nosso financiamento, não só da China mas também de Angola. No futuro prometemos trazer mais investimentos e cooperação com o Governo são-tomense», precisou o representante da empresa chinesa.
Segundo o IPA, o projecto da nova cidade de São Tomé cumpre todas as regras internacionais.

O Ministro das obras públicas Fernando Maquengo, destacou a importância histórica da actual cidade de São Tomé, e sublinhou a necessidade de modernização, que vai ser possível com a sua expansão. «A nova cidade vai ser uma cidade que vai integrar todas as necessidades que já é comum nas cidades de outras paragens. Isso quer dizer que o são-tomense também tem direito a uma cidade que o represente para o futuro», frisou o ministro.

Note-se que a nova cidade de São Tomé se estende por 211 hectares. Começa na zona de Gongá arredores da capital São Tomé e termina nas imediações da Roça Bela Vista.

Abel Veiga – Téla Nón

Sem comentários:

Mais lidas da semana