quarta-feira, 1 de abril de 2015

Nova plataforma de serviços online entre China e lusofonia vai reforçar ligação - embaixador




Macau, China, 01 abr (Lusa) - O embaixador André Panzo, que representa os países de língua portuguesa no Fórum Macau, defendeu hoje que a nova plataforma de serviços criada na internet é um "facto histórico" que reforçará a ligação da lusofonia à China e vice-versa.

"É um facto histórico. Há muito que fazia falta este elo de ligação que permitirá conhecer a realidade de cada um dos países, de integrar e fazer negócios", afirmou o embaixador no lançamento do novo portal.

Virtualmente, o novo portal desenvolvido pelo IPIM - Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau - vai disponibilizar contactos de bilingues - português/chinês - em todos os países, terá uma base de dados de produtos alimentares dos países de língua portuguesa, informações de convenções e exposições, legislação, cooperação e investimentos e informações económicas e comerciais.

"A nossa localização geográfica é dispersa, mas com este poderoso instrumento à nossa disposição estamos em contacto a todo o momento", defendeu André Panzo ao salientar também que "num mundo globalizado" a ligação informática "não se pode evitar".

Já Jackson Chang, presidente do IPIM, salientou, por sua vez, que o novo portal "vai reforçar o papel de Macau como plataforma de serviços para a cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa" e "acelerar a disseminação de informação sobre oportunidades de negócio e outras novidades ligadas ao comércio de produtos alimentares, assim como de informação de profissionais bilingues e dados referentes a convenções e exposições.

O mesmo responsável prometeu continua atualização do portal "em função da evolução dos vários mercados abrangidos".

Macau é, por designação do Governo Central chinês, a plataforma de cooperação entre a China e os países de língua portuguesa, sendo a cidade palco da sede do Fórum Macau que promove a ligação multilateral de Pequim com os países de expressão portuguesa.

JCS // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana