terça-feira, 2 de junho de 2015

MOTORES LIGADOS… RUMO AO FUNDO DA FOSSA LUSITANA




Meio-dia. A manhã já lá vai e o bom-dia também. A sopa dos pobres e esfomeados está a abrir portas exatamente agora. São milhares os portugueses que recorrem aqui e ali, por todo o país, àquelas instituições. Prazer de Mota Soares, o ministro enfezado e sumarento do salazarismo deste regime saudosista e revanchista do chefe Cavaco e seus capatazes Passos e Portas. Esfomeados que por esta hora preparam-se para sorver um caldo da parca refeição que engana a fome e mais nada que isso. Aos esfomeados chamam desnutridos mas nem assim enganam os que têm consciência da fome que grassa pelo país. Entretanto Passos Coelho, Cavaco e demais salafrários da seita desbundam euros e mais euros à toa e vendem o país ao grande capital a quem servem. O costume.

Fique com este Curto do Expresso que vamos deixar de acompanhar tão religiosamente. É que vimos a notar em aceleração a manipulação avançada que contribui para o mais do mesmo daquele Arco da Desgraça que são o PS, o PSD e o CDS. Adeus, até qualquer dia. São os demais da média da desgraça que temos tido e nestas horas eleitorais e pré-eleitoral sobressaem. Com sofisticação, mas sobressaem. Já lhes está no ADN, nem dão por isso.

Redação PG

Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Bernardo Ferrão, editor do Expresso

A coligação ligou os motores. Há promessas, turbulência e uma aterragem forçada

Ponham os cintos de segurança

O avião militar que transporta Passos Coelho e comitiva, na visita oficial à Madeira, levanta voo daqui a poucas horas. Do Funchal a Porto Santo a viagem é curta. Às 3 da tarde, o primeiro-ministro e o “amigo” Miguel Albuquerque aterram na ilha da praia dourada, onde se conclui o segundo e último dia de visita. E onde Alberto João Jardim tanto gosta de passar férias. Aliás, para o ex-líder madeirense, com quem as relações sempre foram tensas – Passos ainda tentou reescrever a história negando que “existisse qualquer mau relacionamento”-, o PM deixou um recado: “Foi a primeira vez que houve um convite para uma visita oficial”. E outro:Os jardinistas, como Guilherme Silva, saem das listas para as legislativas. Mas mais do que recados, Passos queria deixar boas notícias (ou promessas, se o leitor preferir) aos eleitores madeirenses. E não foram poucas: viagens mais baratas entre a Madeira e o continente, um concurso internacional para um novo ferry, 43 milhões de euros do Fundo de Coesão Regional e, last but not least, a disponibilidade para renegociar os prazos dos empréstimos à região. O leitor perguntará: Porquê tanta folga? Bem, além da mudança de Governo (Passos e Albuquerque tem uma “relação particular e até de amizade”), há outras hipóteses de resposta: a)eleições; b)eleições e c)eleições. O Juntos Pelo Povo, a força política que surpreendeu nas últimas regionais, acertou à primeira: "O primeiro-ministro encontra-se em campanha eleitoral. Medidas concretas e compromissos, nada. Só promessas, por enquanto".

Cuidado: zona de turbulência

Quarta-feira, 18h30 (a SIC avançou dia e hora em primeira mão), o país sobrevoa as linhas programáticas da coligação. Uma mão cheia (ou duas, ou três…) de ideias para o futuro, que se transformam em programa lá para o fim do mês. “Creio que era muito importante que todos os portugueses, quando fossem de férias neste verão, tivessem uma noção das perspetivas que cada força partidária oferece”, disse Passos. E o que vem lá? Bem, o que se sabe é o que não vem. Tal como o Expresso escreveu este fim de semana, PSD/CDS não avançam com propostas para a Segurança Social, um tema que marcará a fundo a campanha e sem entendimentos possíveis – O Henrique Monteiro escreveu sobre esta falta de acordo em“Teoria geral sobre como enganar eleitores”. Ainda assim este avanço é relevante porque mostra que PSD e CDS perceberam que têm de começar a fazer marcação cerrada ao programa socialista que será conhecido no fim de semana, na Convenção Nacional. Passos e Portas farão campanha juntos, para mostrar coesão e evitar desafinações. E logo se verá se no encontro de quarta-feira é anunciado o nome da coligação. A ideia é recuperar a sigla AD: Ação Democrática?

Aterragem forçada…

No fim de semana, as presidenciais voltaram ao radar. Mas acoligação rapidamente lhes desviou a rota para outubro. Mas não foi suficiente. Rui Rio teve de vir carregar a fundo nos travões. Por agora. "Ao contrário do que foi noticiado, não decidi nada relativamente às eleições presidenciais, pelo que, a notícia em causa, não só me é totalmente alheia, como também não tem qualquer fundamento." O ex-autarca do Porto desmentia assim a notícia da SIC que o dava como candidato a Belém com anúncio em junho. A verdade é que Rio demorou (ou precisou de) três dias para negar uma notícia de sexta-feira. Será que quis perceber as reações do mundo político (e não só) à sua suposta candidatura naqueles prazos? Se foi isso, o teste não lhe correu bem. E para não deitar tudo a perder, o portuense viu-se obrigado a uma aterragem de emergência. Com todos os danos que ela implica. Nos microfones daRenascença, Morais Sarmento, próximo de Rio, diz que foi tudouma invenção da comunicação social. Marcelo discorda:"Rio veioconfirmar dizendo que que para já não há novidade. Ou seja, deixa em aberto essa possibilidade".

OUTRAS NOTÍCIAS

A noite foi de reunião de emergência para salvar a Grécia, mas sem resultados. No “encontro da meia-noite” em Berlim, que juntouMerkel, Hollande, Juncker, Lagarde e Draghi, foi acordado que é preciso intensificar as conversações com Atenas.

Na China, um navio com 458 pessoas a bordo naufragou. Até ao momento foram resgatadas apenas 12 pessoas. Várias equipas de resgate estão no local.

Más notícias para a Uber em Portugal. A aplicação ainda funciona, mas o acesso ao site da empresa está indisponível para quem utilizar os serviços das três principais operadoras em Portugal. A Uber está acusada de não estar licenciada para realizar transporte público de passageiros. Perceba toda a história neste artigo.

Proença de Carvalho deixou por completo a defesa de José Sócrates. A notícia é do Público que conta que a iniciativa partiu do próprio advogado e que o seu afastamento não está relacionado com o caso “Operação Marquês”.

Ainda no Público: Inquérito sobre a lista VIP foi conduzido por ex-adjunta das Finanças. Ou seja, a investigação foi coordenada por um ex-membro do gabinete do mesmo ministério das Finanças de que Núncio faz parte. As Finanças negam conflito de interesses.

Sabe quem é Caitlyn Jenner? É a nova identidade do antigo campeão olímpico e padrasto das Kardashian, Bruce Jenner (aquiquando ganhou o ouro. E aqui quando revelou que se sentia uma mulher). Caitlyn faz a capa da próxima “Vanity Fair”. E assim que a notícia foi dada, a sua conta do Twitter atingiu um recorde mundial:um milhão de seguidores em apenas quatro horas. O Expresso conta-lhe tudo neste artigo. E no Washington Post pode ver o vídeo da transformação.

Aqui ao lado em Espanha também fez furor a primeira autorização de saída da prisão da famosa cantora Isabel Pantoja. Foi condenada a dois anos de cadeia por branqueamento de capitais, mas como já cumpriu um quarto da pena pode sair durante 4 dias.

O Supremo Tribunal dos EUA decidiu a favor de uma mulher muçulmana que processou a conhecida marca de vestuárioAbercrombie & Fitch. A história é simples: a mulher queria trabalhar na loja da A&F em Tulsa, mas o emprego foi recusado porque usava o tradicional lenço na cabeça. A empresa diz que está a avaliar os próximos passos.

O tenista espanhol Rafael Nadal garantiu a qualificação para os quartos-de-final no torneio de Roland Garros, em Paris, ao derrotar o norte-americano Jack Sock. Nadal vai agora defrontar o sérvio Novak Djokovic, número um mundial

FRASES

“Impor um Governo de maioria não resulta da Constituição”,António Costa, líder do PS, em entrevista ao JN.

"Eu não quero a minha cara em outdoors”, Sampaio da Nóvoa, candidato à Presidência da República.

“O PCP também nunca disse que o governo patriótico e de esquerda que defende vai ser constituído só pelo PCP”, João Ferreira, PCP, ao Jornal I

“Cascais mostrou interesse em gerir o autódromo”, Emídio Guerreiro, Sec. de Estado do Desporto, ao Económico.

O QUE ANDO A LER

Domingo fui à Feira do Livro. E recomendaram-me o último livro de Teresa Veiga: “Gente melancolicamente Louca”. Após sete anos sem publicar, a autora regressa com uma nova coletânea de contos, um género onde se notabilizou e foi premiada. Pouco se sabe sobre a autora, Teresa Veiga será o pseudónimo literário de uma antiga conservadora do Registo Civil como se explica nesteartigo da Sábado. Aqui, no Expresso, António Guerreiro, fala dela como a “mais genial contista da literatura portuguesa contemporânea”. No DN, Pedro Mexia referiu que os “seus textos mostram como consegue romper as categorias estabelecidas dos modelos ficcionais.” E no Público: “Teresa Veiga (n. 1945) permanece um dos mistérios mais bem guardados da literatura portuguesa. Publica há 35 anos, desde 1980, quando saiu Jacobo e Outras Histórias, mas recusa promover os seus livros.” Estou no terceiro conto (“A morte do cisne”) e a gostar bastante. Escrita clara e fluida. E boas histórias. Teresa Veiga é publicada (pela primeira vez) pela Tinta da China.

Boas leituras.

Por hoje é tudo. O curto de amanhã é do João Vieira Pereira. Às 18h00 temos Diário. E estamos sempre expresso.sapo.pt


Até à próxima.

Sem comentários:

Mais lidas da semana