quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Moçambique: Conselho Constitucional chumba recurso do MDM contra eleições em Gurúè

 


O Conselho Constitucional (CC) de Moçambique rejeitou o recurso do MDM, terceiro maior partido do país, contra os resultados das autárquicas no município de Gurúè, centro do país, segundo um acórdão hoje divulgado.
 
O MDM (Movimento Democrático de Moçambique) recorreu ao CC contra os resultados das eleições autárquicas de 20 de novembro no município de Gurúè por entender que ganhou o escrutínio.
 
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) proclamou a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), partido no poder, vencedora das eleições autárquicas em Gurúè, tal como em mais 49 novos municípios, dos 53 do país.
 
No acórdão hoje divulgado pela imprensa, o CC rejeita o recurso apresentado pelo MDM contra os resultados das eleições em Gurúè, apontando várias irregularidades como fundamento da decisão.
 
Entre as razões apontadas no chumbo ao recurso do MDM, está o facto de o partido não ter reclamado na CNE, antes de recorrer ao CC.
 
Com Gurúè, o MDM vê dois recursos contra resultados das eleições autárquicas de 20 de novembro serem rejeitados pelo CC, depois de a instância ter chumbado o recurso do partido contra as eleições municipais em Maputo, igualmente ganhas pela Frelimo.
 
Os dois acórdãos até agora proferidos pelo CC sobre os recursos interpostos pelo MDM mantêm a Frelimo como vencedora do escrutínio em 50 municípios e o terceiro maior partido moçambicano vitorioso em três.
 
A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), o principal partido da oposição, boicotou o pleito, por rejeitar a atual lei eleitoral, que considera favorável á Frelimo.
 
PMA // HB – Lusa – foto António Cotrim
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana