segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Moçambique: INGC DISTRIBUI COMIDA AOS REFUGIADOS DE HOMOÍNE

 

O País (mz)
 
Tensão político-militar em Inhambane
 
O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) em Inhambane presta apoio humanitário a mais de 100 famílias que se desalojaram das suas casas por conta da tensão militar que se vive no posto administrativo de Pembe, distrito de Homoíne, província de Inhambane.
 
São mais de 1.200.000,00MT investidos na aquisição de mais de 4 toneladas de diversos produtos alimentícios, bem como de utensílios de higiene colectiva e pessoal. Além de alimentos, as famílias beneficiaram de tendas para se abrigarem e de talhões demarcados no bairro Ndambine, outrora projectado para reassentar as vítimas de cheias.
 
Segundo João Barreto, administrador do distrito de Homoíne, esta ajuda humanitária é apenas um esforço para minimizar o sofrimento das famílias que deixaram tudo e agora vêem-se obrigadas a começar do zero, pois grande parte delas abandonou as suas casas às pressas, com poucos mantimentos que, logo, se esgotaram e já começavam a passar fome.
 
Por sua vez, Biarina Trapece, delegada do INGC em Inhambane, afirmou que o apoio humanitário é composto por produtos de primeira necessidade, para fazer face à situação de emergência, durante 15 dias. E, depois, só o tempo dirá se o acto deverá ser contínuo ou irá parar por ai.
 
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana