sexta-feira, 20 de junho de 2014

São Tomé e Príncipe: Carta Rogatória versus Queixa-crime no TPI




O Presidente da ADI, Patrice Trovoada assinou no dia 15 de junho uma queixa-crime, contra os mais altos dirigentes de São Tomé e Príncipe. A queixa terá sido apresentada ao Tribunal Penal Internacional. Uma cópia da queixa-crime caiu no correio electrónico do Jornal Téla Nón, enviada pela desconhecida- STPmedia.

Segundo o documento o partido ADI decidiu apresentar a queixa-crime no Tribunal Penal Internacional contra os maus altos dirigentes do Estado São-tomense por perseguição política aos membros e simpatizantes do partido, a jornalistas e outros cidadãos, e por violação da constituição do país.

Manuel Pinto da Costa, Presidente da República, Alcino Pinto Presidente da Assembleia Nacional, Gabriel Costa Primeiro Ministro e Chefe do Governo, Óscar Sousa Ministro da Defesa e Ordem Interna, e Roldão Boa Morte Comandante Geral da Polícia Nacional são os altos dirigentes do Estado, visados na queixa-crime da ADI ao Tribunal Penal Internacional.

No documento assinado por Patrice Trovoada, é dito que o partido ADI, solicitou ao TPI  que sejam  investigados todos os alegados crimes cometidos pelo actual Presidente da República de 1975 até 1991. Mais ainda, Patrice Trovoada enquanto líder da ADI, anuncia no documento que foi apresentada uma reclamação e um pedido de intervenção sobre o sistema judicial de São Tomé e Príncipe, à Associação Internacional de Juízes e à União Internacional dos Juízes da Língua Portuguesa. Isto porque segundo a ADI, os magistrados são-tomenses estão a ser pressionados e manipulados pelo poder político.

Este ponto levantado pela ADI na queixa interposta ao TPI, dá vida a informação sobre uma Carta Rogatória, que a justiça são-tomense teria enviado a Portugal, exactamente para que o Presidente da ADI, que se ausentou do país há quase 2 anos, logo a seguir a queda do seu governo, fosse inquirido no âmbito de um conjunto de  processos crimes de que é alvo, apurou o Téla Nón de fonte judicial.

A fonte judicial, garantiu ao Téla Nón que um dos crimes de que Patrice Trovoada é procurado para ser ouvido, tem a ver com o desvio de documentos do Estado. Para além do antigo Primeiro-ministro, o ex-Ministro das Obras Públicas Carlos Vila Nova e o ex-Ministro Secretário do Governo Afonso Varela, são também arguidos nesse processo de desvio de documentos do Estado.

O negócio pouco claro em torno dos navios que foram apreendidos nas águas territoriais são-tomenses pela guarda costeira, alimenta outra queixa-crime que segundo a fonte do Téla Nón o ex-Primeiro Ministro deve ser ouvido.

A justiça são-tomense, também quer interpelar Patrice Trovoada, no âmbito da queixa-crime apresentada ao Ministério Público, pelo partido PCD sobre os indícios de branqueamento de capitais, alegadamente praticados pelo ex-Primeiro Ministro, quando no exercício das suas funções teria feito sair do país mais de 400 mil euros, que foram depositados numa conta na sede do banco BGFI em Livreville-Gabão, destacou a fonte do Téla Nón.

Depois de uma ausência de cerca de duas semanas em missão no estrangeiro, o Procurador-Geral da República Frederique Samba, deve chegar a São Tomé esta sexta – feira.

O Téla Nón vai continuar a procurar mais detalhes a volta da busca que a justiça são-tomenses estará a fazer no sentido de ouvir Patrice Trovoada em torno dos supostos crimes que terá cometido enquanto chefe do governo. O leitor tem acesso também a uma cópia da queixa que Patrice Trovoada e ADI apresentaram ao TPI, contra Pinto da Costa, Alcino Pinto, Gabriel Costa, Óscar Sousa e Roldão Boa Morte. CLIQUE - Comunicado ADI_150614

Abel Veiga - Téla Nón (st)

Leia mais em Tela Nón

Sem comentários:

Mais lidas da semana