quinta-feira, 10 de julho de 2014

Exposição "Física no dia-a-dia" chega às escolas públicas timorenses




Díli, 10 jul (Lusa) - A exposição itinerante "Física no dia-a-dia" foi hoje inaugurada no externato de São José em Díli pelo ministro da Educação timorense, Bendito Freitas, que a considerou essencial para a edução dos jovens do país.

Cedida pelo governo de Portugal a Timor-Leste, a exposição estará disponível em agosto na Universidade Nacional de Timor-Leste e em setembro da Canossa, em Díli, seguindo depois para os restantes estabelecimentos de ensino do país.

"Esta iniciativa é muito importante no processo da educação e aprendizagem e permite aos jovens ver e aprender", afirmou Bendito Freitas, durante o discurso da cerimónia inaugural da exposição.

Segundo o ministro da Educação, que confessou ter sido mau aluno a física, a exposição permite uma "forma de conhecimento da física através da vida prática".

A exposição interativa está orientada para todos os níveis de ensino e, através de casos práticos, explica conceitos de física associados a objetos simples que são utilizados no dia-a-dia, pretendendo assim ensinar ciência com simplicidade.

No discurso, o ministro salientou que Timor-Leste enfrenta alguns desafios ao nível do setor da educação, nomeadamente a falta de recursos humano e de infraestruturas.

"Estamos a avaliar os professores para os colocar a dar aulas nas suas competências específicas. Estamos a ver que professor vai dar cada disciplina para haver qualidade na educação", afirmou, salientando que há falta de recursos humanos na área da ciência e tecnologia.

Bendito Freitas abordou também a questão das infraestruturas para o ensino, afirmando que se pode ter uma boa escola, mas também é preciso um "bom cérebro para a orientar".

"Espero que com esta exposição se possa continuar a reforçar o sistema educativo em Timor-Leste para uma educação de qualidade", afirmou na cerimónia, que contou com a presença do embaixador de Portugal, Manuel Gonçalves de Jesus.

A exposição, que chegou a Timor-Leste em maio, já tinha estado disponível para jovens timorenses na Escola Portuguesa de Díli.

MSE // DM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana