terça-feira, 1 de julho de 2014

França: Sarkozy detido no âmbito de processo sobre tráfico de influências



A detenção ocorreu numa altura em que este ex-presidente francês estava a ser ouvido pela polícia judiciária francesa no Departamento Central de Luta contra a Corrupção.

O antigo presidente francês Nicolas Sarkozy foi detido, esta terça-feira, no âmbito de um processo que envolve tráfico de influências e violação do segredo de Justiça.

Segundo as agências de notícias e a imprensa francesa, Sarkozy pode ser mantido sob detenção durante 24 horas, renováveis por mais 24 horas, antes de ser acusado de alguma coisa.

O ex-presidente francês está a ser ouvido desde esta terça-feira de manhã pela polícia judiciária francesa no Departamento Central de Luta contra a Corrupção em Nanterre.

Os investigadores estão a verificar uma acusação segundo a qual Sarkozy terá procurado informações junto de um magistrado oferecendo em troca um lugar de prestígio no Estado.

A investigação está relacionada com um alegado financiamento ilegal da campanha eleitoral de Sarkozy em 2007 na qual o ex-líder líbio Muammar Khadafi terá contribuído com dinheiro.

De acordo com o jornal Le Monde, os investigadores estão a tentar perceber se Sarkozy criou uma rede de informadores que o manteria a par das investigações judiciais que o ameaçassem.

Esta rede teria funcionado durante o seu mandato como presidente entre 2007 e 2012 e passaria pelo seu advogado, Thierry Herzog, e pelo ex-juíz do tribunal civil, Gilbert Azibere. ambos detidos na segunda-feira.

Esta investigação baseia-se em escutas telefónicas feitas a Sarkozy em 2013 devido ao seu envolvimento noutros casos de corrupção que revelaram que foi servido por uma rede de informadores durante anos.

Estes informadores estavam colocados em diversas estruturas estatais e informavam o ex-presidente francês sobre os escândalos financeiros em que se viu envolvido.

As escutas feitas a Sarkozy revelaram ainda que Sarkozy usaria um telefoine secreto no nome de outra pessoa para contactar o seu advogado, sendo ele que depois que contactava o antigo juiz envolvido neste processo.

TSF

Leia mais em TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana