quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Angola: LEGADO DE NETO É UNIVERSAL




Rodrigues Cambala, Alfredo e Edson Fontes, Caxito - Manuel de Sousa, Namibe e Valter Gomes, Uíge – Jornal de Angola

O ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, visitou ontem, em Caxito, o projecto de reconversão urbana e construção dirigida, criado pelo Governo Provincial do Bengo, no âmbito do Programa Nacional de Habitação, numa área de aproximadamente 130 hectares.

Em alusão ao 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, Bornito de Sousa percorreu o interior da casa modelo do projecto, que visa melhorar as condições habitacionais das populações com maior dificuldade.

O projecto, que vai contar com infra-estruturas urbanas como água, electricidade e redes pluviais e residuais, tem a finalidade de realojar populares que moram em zonas degradas e de risco.

O director provincial do Urbanismo, Danilson Ribeiro, disse que os valores dos lotes serão definidos de acordo com a dimensão das infra-estruturas implementadas e seu tamanho, e o Estado vai acompanhar integralmente a execução física do projecto de forma a alcançar os objectivos preconizados. “O projecto vai evitar as ocupações ilegais e vai contar com escolas, centros de saúde, parques infantis e outras infra-estruturas”, acrescentou.

A anteceder as visitas e inaugurações, o ministro da Administração do Território depositou uma coroa de flores no busto do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

Bornito de Sousa, acompanhado pelos ministros da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, da Cultura, Rosa Cruz e Silva, da Educação, Pinda Simão, e de outros membros do Governo e deputados à Assembleia Nacional, visitou igualmente as obras de construção da estação da rede de tratamento de águas residuais da cidade de Caxito.

Com uma capacidade de produção de três mil e 500 metros cúbicos de água, o projecto vai recolher águas residuais e dos esgotos da cidade de Caxito. A referida estação de tratamento de águas pluviais e residuais está orçada em 30 milhões de dólares. O projecto teve o seu início em Fevereiro deste ano, e a sua conclusão está prevista para o mês de Outubro do próximo ano. Após a purificação a água residual e pluvial é canalizada para o rio Dande.

Ainda em alusão à data, o ministro visitou o projecto de abastecimento de água de Caxito, que vai beneficiar, até 2030, cerca de 71 mil e 13 habitantes. O projecto do Porto Quipiri vai beneficiar nove mil e 108 habitantes.

As duas subestações absorvem duas mil e 700 metros cúbicos de água bruta. Os subsistemas contam com um reservatório de água de cinco mil metros cúbicos para Caxito e 500 metros cúbicos para Porto Quipiri.

Depois da conclusão, em Caxito, vão ser feitas duas mil ligações domiciliares e 300 ligações no Porto Quipiri. Centro de Formação.  O ministro da Administração do Território inaugurou o Centro de Formação Musical e Artes Cénicas e o Cine Teatro de Caxito. A escola tem a finalidade de formar e desenvolver a educação artística e cultural através do ensino da música, da dança e do teatro, e contribuir para a democratização da cultura na sociedade angolana. A formação vai ser realizada em duas vertentes, através de cursos livres e profissionalizantes.   

O director do Centro, Sizainga Raul, disse ao Jornal de Angola que a instituição já funciona há cerca de três semanas, contando com 80 alunos nas duas áreas de formação. O centro conta com sala de representação, auditório, três salas de aulas teóricas, salas de piano, de dança, de teatro, ensaio e um centro de documentação e informação. O director informou que a área de formação profissionalizante está reservada a crianças com idades até aos 16 anos que têm a sexta classe concluída, e a área de formação livre é a partir dos seis anos.

O centro compreende dois turnos, período da manhã e de tarde, para não prejudicar os meninos na escola, os alunos que estudam a tarde trabalham de manhã e vice-versa. “O critério de acesso à escola é livre, não tem limitações e quem estiver interessado deve dirigir-se à instituição e fazer a matrícula”, explicou.

Joana Pinto, formanda de arte de dança contemporânea, disse que é de louvar a iniciativa do Executivo, particularmente do governo do Bengo, porque vai poder formar e tirar das ruas muitos jovens com talento.

A jovem Atónica Rodrigues, 17 anos, disse que vai frequentar o curso de canto, para atingir o seu sonho de ser uma estrela musical. “Este centro vai ajudar os jovens a explorarem mais o talento natural”.

Destacar a figura do Herói

O ministro Bornito de Sousa destacou a figura de Agostinho Neto, como sendo de grande dimensão histórica, politica, cultural e universal, apontou dois elementos: a proclamação da independência e o hastear da bandeira nacional, enquanto a poucos quilómetros de Luanda soavam os canhões em defesa da liberdade e da independência de Angola, e a decisão de se deslocar a Kinshasa, RDC, ao encontro do seu adversário Mobutu para fazer a paz, contrariando os fundados receios dos seus camaradas e da população.

No acto central do dia do Herói Nacional, celebrado sob o lema “Com o legado de Neto, edifiquemos Angola”, e na presença de Maria Eugénia Neto, viúva do Presidente Agostinho Neto, o ministro Bornito de Sousa disse que a província do Bengo, apesar de estar próxima da cidade de Luanda, é ainda carente e sedenta de desenvolvimento.

O ministro apontou a necessidade de complementaridade urbana com a província vizinha de Luanda, com a implementação de um dos centros logísticos mais importantes de África, tendo como base o porto de águas profundas na Barra do Dande. 

Bornito de Sousa, que falava em representação do Presidente da República, disse que a província do Bengo é merecedora de receber o evento, porque é em Kaxicane onde nasceu, há 92 anos, o Presidente Agostinho Neto. Nesta província, acrescentou, desenvolveu-se um dos mais destacados focos de resistência contra o domínio colonial português.

“E foi uma das regiões político militar mais dinâmicas na luta de resistência armada contra o colonialismo e que contribuiu decisivamente para a libertação e para a independência de Angola”, sublinhou. O governador do Bengo, João Miranda, referiu que a população da província fez parte e de forma activa e com grandes sacrifícios na empreitada nacionalista pela independência nacional.

Legado de Neto

O governador do Namibe, Rui Falcão, disse ontem, no Namibe, que o Presidente Agostinho Neto foi um humanista, patriota, político, homem de letras e profissional. Numa palestra realizada terça-feira no cine teatro Namibe, com a presença de governantes, representantes dos órgãos de defesa, segurança, funcionários públicos e estudantes, o governador referiu que Neto granjeou, com suor e muito sofrimento, respeito e admiração do seu povo e conquistou simpatias no mundo inteiro pela sua maneira simples de ser e estar na vida.

Rui Falcão sublinhou que “em Agostinho Neto convergiram várias facetas que produziram o herói que todos reconhecemos e que se torna difícil caracterizá-lo na plenitude das suas virtudes”. Em António Agostinho Neto, disse, “conviveram o estudante revolucionário, poeta universal, o médico profundamente humano, o guerrilheiro libertador e fundador de Angola independente, o estadista de dimensão global, o internacionalista convicto que granjeou prestígio e respeito no mundo inteiro.”

Rui Falcão destacou igualmente o percurso histórico da vida de Agostinho Neto, que desde cedo idealizou o pensamento para a libertação de Angola da opressão colonial.

Valores patrióticos

Na província do Uíge, o governador Paulo Pombolo defendeuque os pais, encarregados de educação e professores transmitam os valores culturais, morais e patrióticos às novas gerações, seguindo os conselhos do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

Paulo Pombolo falava durante a palestra subordinada ao tema “A contribuição do Dr. António Agostinho Neto na Luta de Libertação de Angola e de África”, no Quartel-general do Comando da Região Militar Norte, e sublinhou que verifica-se no seio da juventude a perca de valores culturais, éticos e patrióticos, pelo facto de muitos jovens não estarem devidamente informados sobre a trajectória de Angola, sua importância e contributo de Agostinho Neto na Luta de Libertação Nacional.

O governador Paulo Pombolo lembrou que o Presidente Agostinho Neto foi homem de letra e cultura, tendo publicado várias obras literárias que têm sido objecto de estudo profundo dos investigadores políticos, historiadores, fazedores de arte e cultura, poesia e outros. Estas obras, acrescentou Paulo Pombolo, traduzem também a causa da luta de libertação de uma Angola independente, com paz, progresso e soberana.

Para o governador, Neto é uma das maiores figuras e das mais importantes da história angolana da segunda metade do século XX. “Era um progressista ideologicamente inteligente, carismático, e não tolerava a insolência racista, seja qual fosse o fundamento, com bom sentido de humor, humanista e diplomata”, declarou.

Paulo Pombolo referiu que o sofrimento porque passava o povo angolano despertou desde cedo o desejo de Agostinho Neto acabar com a opressão, que adiava cada vez mais a realização plena do sonho dos angolanos de serem valorizados no seu próprio país. Lembrou que Agostinho Neto sofreu prisões devido a causa da nação, mas não desistiu até alcançar os objectivos traçados.

O segundo comandante para a Educação Patriótica da Região Militar Norte, brigadeiro António Pessela, disse que reflectir sobre o Dia do Herói Nacional é olhar para o país que vive hoje momentos de paz e de unidade nacional, onde cada angolano, de acordo com o seu saber, participa na reconstrução nacional para o desenvolvimento e bem-estar de todos.

Alunos falam de Neto

Dezenas de alunos da escola Njinga Mbandi, em Luanda, reconheceram a figura de António Agostinho Neto como um exemplo de vida. Durante uma palestra dirigida pelo chefe de departamento de Património Cultural da Direcção Provincial da Cultura de Luanda, Domingos Lopes, os alunos tomaram conhecimento sobre a vida e obra daquele que foi o primeiro Presidente de Angola e um dos impulsionadores da luta de libertação do nosso país.

Considerado Herói da Nação Angolana, António Agostinho Neto é exemplo de vida e motivo de orgulho para os alunos Judite António, Osvaldo Manuel, Isabel Mateus e Alcides Maimba, jovens que não deixaram de render homenagem ao “político, poeta, pai e libertador do povo angolano”.

Judite António, aluna da 9ª classe, disse que conhece a história do Herói Nacional desde criança. O pai fez questão de lembrar-lhe quem foi António Agostinho Neto para Angola e não só. O estudante Osvaldo Manuel reconheceu António Agostinho Neto como um exemplo de vida e de aprendizado. “O que somos, fizemos e temos hoje, devemos em parte à grande pessoa que foi Agostinho Neto”, disse.

Domingos Lopes, da Direcção Provincial da Cultura de Luanda, disse que é preciso que se fale mais sobre Agostinho Neto para que a história seja bem passada e conhecida. Os esforços, referiu, vão continuar para que a nova geração e as vindouras possam conhecer os feitos dos seus heróis.

“É preciso que os mais velhos possam conduzir os jovens. Criar oportunidades para visitas aos museus, casas e centros de cultura. Façamos de cada canto de Luanda um lugar para se falar e lembrar de Agostinho Neto”, referiu Domingos Lopes. Lembrou ainda que existem instituições como a Fundação Agostinho Neto, casas e centros culturais que velam pela divulgação e preservação do património de Neto.

Foto: Mota Ambrósio, Caxito

Sem comentários:

Mais lidas da semana