quarta-feira, 11 de março de 2015

Jornalista Adelino Gomes em Macau dia 20 para falar sobre liberdade de expressão




Macau, China, 11 mar (Lusa) -- O jornalista português Adelino Gomes vai falar em Macau na próxima semana sobre liberdade de expressão, uma iniciativa que tem como ponto de partida o ataque ao jornal satírico francês Charlie Hebdo, que "atingiu o coração do jornalismo".

O 'workshop', promovido pelo Programa Académico da União Europeia em Macau, em parceria com a Associação de Imprensa em Português e Inglês de Macau (AIPIM) e a Fundação Rui Cunha, vai decorrer a 20 de março.

"O ponto de partida são os ataques ao Charlie Hebdo e a morte de uma parte importante da sua redação. É a partir daí que vamos discutir a questão da liberdade de expressão no mundo. (...) Tem havido muita polémica, até em França, apesar da quase unanimidade na condenação, com aqueles milhões de pessoas que vieram para a rua, e discute-se muito se há limites ou não há limites à expressão da liberdade", afirmou à agência Lusa Adelino Gomes.

O antigo jornalista do Público vai "avançar com pontos de vista (...), mas sobretudo ouvir", já que esta é uma iniciativa também aberta aos jornalistas em Macau.

"A minha preocupação é que haja um bom debate. Mas levo esta tese que está no título [do workshop "Charlie, Estado Islâmico e o coração do jornalismo"]: acho que o que se passou no último ano -- seja no caso em Paris com o Charlie Hebdo, como noutros acontecimentos que têm jornalistas como vítimas ou protagonistas relacionados com o Estado Islâmico --, é qualquer coisa que atinge o coração do jornalismo", concluiu.

Na quarta-feira, 18 de março, Adelino Gomes vai apresentar o livro "Os Rapazes dos Tanques", no âmbito do festival literário Rota das Letras, que decorre em Macau entre 19 e 29 de março, informou a organização do certame.

Lançado no ano passado em Lisboa, o livro "dá voz conjunta a militares das unidades de Cavalaria que estiveram frente a frente no Terreiro do Paço e no Carmo, no dia 25 de Abril de 1974 -- entre eles, o cabo-apontador celebrizado por Salgueiro Maia", segundo a Porto Editora.

Adelino Gomes foi jornalista durante 42 anos, na rádio, na televisão e na imprensa escrita e foi provedor do ouvinte da RDP (2008-2010).

É docente no mestrado em Comunicação Aplicada da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e investigador associado do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ICSTE (CIES-IUL).

FV // APN

Sem comentários:

Mais lidas da semana