quinta-feira, 30 de abril de 2015

Casal de pandas gigantes chegou a Macau e recebe visitas a partir de junho




Macau, China, 30 abr (Lusa) -- O novo casal de pandas gigantes oferecido a Macau pelo governo de Pequim chegou hoje à Região Administrativa Especial, e vai poder ser visitado a partir de 01 de junho, após período de quarentena e isolamento.

Este é o segundo casal de pandas gigantes oferecido pela China a Macau. A oferta foi anunciada em dezembro de 2014, por ocasião do 15.º aniversário da transferência de poderes de Macau para a China, pelo Presidente chinês Xi Jinping, depois da morte da primeira panda fêmea -- Sam Sam -- em junho passado.

Os pandas adotaram os mesmos nomes do casal anterior Hoi Hoi (macho) e Sam Sam (fêmea), repetindo a expressão em cantonense "alegria e felicidade".

Kai Kai (macho) e Xin Xin (fêmea) -- nomes em mandarim -- chegaram a Macau por volta das 16:00 (09:00 em Lisboa) após uma viagem de duas horas e dez minutos proveniente de Chengdu, num voo fretado da Air China para o efeito.

Hoi Hoi, de sete anos, tem patas compridas e é corpulento, ostentando um grande círculo preto à volta dos olhos, segundo o 'bilhete de identidade', que o descreve como "muito curioso e divertido".

Já Sam Sam tem oito anos, rosto redondo e patas curtas, e é descrita como "gira e tímida".

"Os pandas não demonstraram qualquer medo durante o processo de transporte", disse o veterinário Yang Zhi, do centro de procriação dos pandas gigantes de Chengdu, na província de Sichuan, onde ambos nasceram.

"Tínhamos preparados alguns medicamentos, mas não foi necessário medicar os animais durante o voo", acrescentou.

O veterinário falava à imprensa no parque da Granja do Óscar, em Coloane, para onde os dois pandas foram transportados em jaulas individuais depois das boas-vindas no aeroporto de Macau, por cerca de uma centena de alunos e elementos do Governo.

Após um período de 30 dias em isolamento e quarentena na Granja do Óscar, o casal segue para o Pavilhão do Panda Gigante de Macau, também na ilha de Coloane, onde deverá coabitar, em espaços individuais, com o primeiro macho oferecido a Macau, até que seja decidida a data do regresso deste à China.

"O estado de saúde do panda Hoi Hoi (que chegou a Macau em 2010) é muito bom, por isso é muito adequado o seu regresso a Chengdu para participar no programa nacional de procriação", acrescentou o veterinário Yang Zhi.

Além de terem um período fértil limitado, os pandas são conhecidos pela baixa libido.

Sobre o novo casal, Yang Zhi disse ser demasiado cedo para falar em reprodução: "Ainda não temos um plano. Primeiro eles têm de se adaptar à vida em Macau".

Hoi Hoi e Sam Sam vão poder ser visitados a partir de 01 de junho no Pavilhão do Panda Gigante de Macau.

O pavilhão, no parque de Seac Pai Van, é um complexo de luxo envidraçado, dois jardins interiores com 330 metros quadrados e um jardim exterior de 600 metros quadrados com baloiços, canais de água e vegetação.

Estão previstas "mais atividades, de forma a aumentar o exercício dos pandas", explicou o tratador Pavilhão do Panda Gigante de Macau Chan Hoi Fong.

FV (DM/ PNE/ JCS) // JMR

Sem comentários:

Mais lidas da semana