quinta-feira, 30 de abril de 2015

Portugal. Investigação dos Vistos Gold e reembolso de IVA cruzam-se com Sócrates




Ministério Público tem em marcha 34 buscas por todo o país. Investigação à atribuição de vistos dourados cruza-se com o processo que envolve José Sócrates.

Ministério das Finanças, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e vários organismos públicos foram, esta quarta-feira, alvo de buscas por suspeitas dos crimes de corrupção, tráfico de influências, peculato e branqueamento de capitais.

Na origem da investigação está a atribuição de vistos gold, que se suspeita que tenha sido agilizada por pessoas influentes, de forma a trazer doentes líbios para serem tratados no Hospital da Prelada, no Porto, e no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

A condução dos doentes para Portugal terá sido feita através da Intelligent Life Solutions (ILS), alegadamente ajudada pelo ex-ministro Miguel Macedo, que entretanto se demitiu quando a polémica sobre a atribuição de vistos espoletou.

A mesma empresa está também a ser investigada para apurar quais as suas ligações ao Ministério da Saúde da Líbia, nomeadamente no que respeita ao tratamento fiscal na prestação de serviços em sede de IVA.

Um dos sócios é Paulo Lalanda de Castro, um dos arguidos da Operação Marquês e administrador da Octapharma. Na mira da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do Ministério Público estão as ligações deste com empresas portuguesas encarregues do transporte e tratamento dos doentes.

As autoridades procuram saber se terá havido benefícios também no reembolso de IVA relativas a operações com entidades líbias. Daí terem sido feitas buscas também nas instalações dos serviços do IVA, que funcionam no edifício da Direcção-Geral de Finanças.

Notícias ao Minuto

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana