sábado, 26 de setembro de 2015

Portugal. PARTIDOS GASTAM MAIS DE OITO MILHÕES DE EUROS PARA CATIVAR ELEITORES



Eleições estão agendadas para o próximo dia 4 de outubro.

Os 19 partidos que concorrem este ano às eleições legislativas têm um orçamento estimado para gastos na campanha na ordem dos 8,8 milhões de euros, escreve o Diário de Notícias.

A maior fatia do dinheiro é aplicada em agências de comunicação, estudos de mercado e na conceção daquela que será a estratégia da campanha. Em segundo lugar surge a propaganda digital e impressa e em terceiro as telas, cartazes e estruturas.

Os comícios, espetáculos e caravanas, os brindes e produtos para oferta e os custos administrativos e operacionais são os que menos custam aos partidos, embora representem centenas de milhares de euros.

De acordo com uma tabela publicada na edição deste sábado do Diário de Notícias, a coligação Portugal à Frente é a que vai gastar mais dinheiro na sua campanha: 2,8 milhões de euros. A este valor somam-se 335 mil euros do CDS, do PSD e da Aliança Açores (CDS/PPM) que concorrem em separado nas regiões autónomas.

O segundo partido com um maior orçamento estimado é o Partido Socialista (2,5 milhões de euros) e o terceiro é a coligação CDU, que engloba o PCP e Os Verdes (1,5 milhões). Por último, e porque não há dados quanto aos restantes partidos, o Bloco de Esquerda estima gastar 598 mil euros.

Estes números são estimativas, uma vez que por norma os orçamentos acabam sempre por derrapar.

Recorde-se que as campanhas eleitorais são financiadas pelo Estado tendo em conta o número de votos e desde que o partido obtenha 50 mil eleitores.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana