terça-feira, 25 de outubro de 2011

Angola: Novo aeroporto internacional de Luanda concluído daqui a dois anos – ministro




JORNAL IMPRESSO

O novo aeroporto de Luanda, a 40 quilómetros da cidade e com uma capacidade anual para 15 milhões de passageiros e 600 mil toneladas de carga, ficará concluído dentro de 26 meses, anunciou o ministro dos transportes angolano.

Augusto Tomás, que falava no sábado no final da visita do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, às obras de construção do novo aeroporto, adiantou que em finais de agosto de 2012 é inaugurada a primeira fase, que inclui o edifício da administração aeronáutica, o terminal VIP, a área dos bombeiros, a zona de voos norte, o edifício do terminal principal e a torre de controlo.

Localizado a 40 quilómetros de Luanda, numa área de 1.324 hectares, o aeroporto terá duas pistas duplas e permitirá a aterragem do maior avião comercial do mundo, o Airbus A380.

A pista norte do aeroporto terá 4.200 metros de comprimento e 60 de largura, enquanto a sul terá 3.800 de comprimento e 75 de largura, acrescentou o ministro, citado pela agência angolana Angop.

Nos terminais haverá 31 mangas, 20 para voos internacionais e 11 para voos domésticos. A área da placa de estacionamento dos aviões vai ter 582 mil metros quadrados e a área para manobra dos aviões 5.125 metros quadrados.

A construção do novo aeroporto internacional foi decidida em 2008 para responder ao crescimento do país e porque o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o maior do país, já não respondia à procura.

O atual aeroporto internacional de Luanda tem um movimento superior a um milhão de passageiros por ano e nele operam regularmente 14 companhias aéreas.

Augusto Tomás afirmou no sábado que a obra decorre a bom ritmo e os prazos estabelecidos serão respeitados. O ministro acrescentou que “um dos objetivos é transformar o novo aeroporto numa grande placa giratória na África Austral, por estar bem localizado e ser o maior aeroporto da região e do continente”.

A empresa chinesa CIF Aeroporto Construction está atualmente a erguer os terminais, as bases para construção da torre de controlo e a realizar os trabalhos de compactação das duas pistas norte e sul.

Já na última terça-feira, no discurso do estado da Nação, o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, já havia anunciado para agosto próximo a conclusão da “primeira fase do novo aeroporto internacional, em Luanda”, com “capacidade para 15 milhões de passageiros por ano”.

Fonte: Sapo Notícias / Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana