terça-feira, 25 de outubro de 2011

JUSTIÇA BRASILEIRA ABRE PROCESSO PARA INVESTIGAR MINISTRO DO DESPORTO



RTP

O Supremo Tribunal Federal brasileiro abriu hoje um inquérito para investigar as denúncias de corrupção contra o ministro do Desporto Orlando Silva.

O pedido tinha sido encaminhado para aquele órgão judicial na semana passada, pelo Ministério Público Federal, e foi aceite hoje, pela ministra Cármen Lúcia.

O ex-ministro do Desporto e atual governador de Brasília, Agnello Queiroz, também será investigado.

O esquema de corrupção, no qual o atual ministro do Desporto é acusado de ser, alegadamente, um dos envolvidos, ocorreu entre 2005 e 2006, quando Queiroz ainda era o chefe da pasta. Na altura, Orlando Silva ocupava o cargo de secretário-executivo.

A fraude da qual Orlando Silva é acusado de ter sido um dos beneficiários não é nova. As irregularidades foram descobertas e investigadas noutros momentos, e culminaram na prisão de alguns dos envolvidos, em 2009.

A novidade agora seria o suposto envolvimento de Orlando Silva no caso. As denúncias aconteceram há uma semana, após a delação do ex-polícia militar João Dias Ferreira, ele próprio um dos acusados de integrar o grupo que cometia os desvios de dinheiro do ministério.

O atual ministro do Desporto, Orlando Silva, nega as acusações. Na semana passada, o ministro prestou esclarecimentos sobre o caso na Câmara dos Deputados e do Senado.

Na última sexta-feira, fez o mesmo numa reunião à porta fechada com a Presidente Dilma Rousseff, que optou - pelo menos temporariamente - por mantê-lo no cargo.

O ministro irá ainda hoje à Câmara dos Deputados para tratar da Lei Geral da Copa, relativa às normas que o país precisa de estabelecer sobre a promoção do Mundial de Futebol de 2014 a realizar no Brasil.

Sem comentários:

Mais lidas da semana